‘É muito importante a interação dela com a natureza e outras crianças’, diz mãe em visita do Capsi ao Bioparque da Amazônia

Crianças que recebem acompanhamento no Capsi aproveitaram manhã de diversão no local

Por Giovane Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

Crianças atendidas pelo Capsi visitaram nesta terça-feira o Bioparque da Amazônia | Fotos: Renato Costa/Semsa

A confeiteira Ester de Souza, e o filho Luiz Henrique Veras, de 7 anos, aproveitaram a manhã desta terça-feira (24) para conhecer o Bioparque da Amazônia. Eles foram junto com outros pais e crianças, durante o passeio realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), local em que o pequeno recebe acompanhamento para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) há 4 anos.

“Nós dois ficamos muito empolgados com a oportunidade de conhecer o Bioparque. Poder compartilhar esse momento com o meu filho nesse passeio é incrível. Os profissionais do Capsi estão de parabéns”, elogiou.

Durante a manhã de passeio, as crianças, junto de seus familiares, conheceram os animais e os espaços do Bioparque e tiveram momentos para desenhar, interagir e lanchar, para a melhor interação e experiência dos pacientes.

“Saúde mental não se trabalha só em quatro paredes. Queremos proporcionar um momento terapêutico e de lazer em contato com o meio ambiente, para que aconteça uma integração entre as crianças, os familiares e os técnicos do Capsi”, conta a diretora da unidade, Auracilene Rocha.

Michele Melo, acompanhada da filha, aproveitou o passeio para conhecer melhor os outros pacientes do Centro | Foto: Renato Costa/Semsa

Quem também aproveitou a visita foi a professora Micheline Melo, de 47 anos, moradora do bairro São Lázaro. Ela destacou a importância para o desenvolvimento de sua filha Sofia, de 12 anos.

“É muito importante esse contato com a natureza e a interação dela com outras crianças que fazem parte do grupo do Capsi”, disse Micheline.

Atendimentos

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil atende crianças e adolescente de 3 a 17 anos, que possuam algum transtorno mental ou do neurodesenvolvimento e que necessitem de atendimento especializado. A unidade conta com equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro com a oferta de consultas e terapias individuais em grupo, além de oficinas terapêuticas.

Para agendar avaliação e atendimentos basta ir até a unidade, localizada na Rua Redenção, no bairro Pedrinhas, complexo Macapá Criança, das 8h às 12h e das 14h às 18h. É preciso ter em mãos documento de identidade do paciente e do responsável, cartão do SUS e comprovante de residência.

Giovane Brito* – Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)