Renda extra: curso de cartonagem ensina mulheres a criarem peças para vendas no Natal

Essa e outras capacitações são ofertadas gratuitamente pela Prefeitura de Macapá, no Centro Profissionalizante do Congós

Por Lucas Mota - Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMTRADI)

Participantes do curso realizando na prática a cartonagem que poderão comercializar I Foto: Rogério Lameira

Iniciou nesta terça-feira, 13, o curso gratuito de “Cartonagem Natalina” promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). Com papelão, tesouras, tecidos coloridos, lápis, cola e réguas, um grupo de mulheres aprendem a confeccionar caixas de presentes decorados e outras peças com temática natalina, a partir desses materiais.

A atividade segue até a quinta-feira (16) no Centro Profissionalizante do Congós e tem como foco, além de proporcionar aprendizado em uma técnica manual e artesanal, garantir com que as participantes gerem renda a partir de suas produções, e já com foco nas festas tradicionais de fim de ano, como Natal e Revéillon, datas tão aguardadas por empreendedores em geral.

As aulas já iniciaram, mas ainda há vagas para quem interessar. Para participar, é preciso ter acima de 16 anos e entrar em contato pelo número 98801-9348 ou ir direto ao Centro Profissionalizante, localizado na Rua Alberto Lima, atrás da arena do bairro Congós. O único documento exigido é a carteira de identidade.

“Nosso objetivo é que os participantes possam aprender a fazer as embalagens lúdicas, sacolas, caixas de presente e árvores de natal, para que através da criatividade garantem uma renda extra no final do ano”, reforça o secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Cirilo Fernandes.

Aposentada Graça Teles participa da capacitação para complementar o trabalho de artesanato que ela já executa I Foto: Lucas Mota

Quem participa, fala da importância de se manter atualizada com cada oportunidade de aprendizado. Isso vale para os trabalhos manuais e é também uma forma de se manter ativa, como expressa a professora aposentada, Graça Teles.

“Após minha aposentadoria eu não quis ficar em casa e passei a me especializar no artesanato. Quando vi a oportunidade desse curso me inscrevi rapidamente, pois complementa de forma perfeita o trabalho que já realizo com joias. Assim, posso criar as embalagens e caixas e ganhar um dinheiro extra que vai me ajudar muito”, destacou.

As aulas vão ocorrer ainda na quarta-feira (14) e na quinta-feira (15). O Centro Profissionalizante do Congós já capacitou mais de 1,3 mil pessoas ao longo deste ano, entre cursos de manicure, cabeleireiro e artesanato.