A campanha “Dezembro Vermelho” é um alerta sobre a prevenção, autocuidado e conscientização acerca do HIV/AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Macapá oferta a testagem rápida para ISTs em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital por livre demanda. Para ter acesso não é necessário agendamento, basta ir até uma unidade e requisitar o exame.
Além disso, trabalhando na prevenção, são ofertados nas UBS Marabaixo, Marcelo Cândia, Perpétuo Socorro e Pedro Barros os medicamentos para a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
O PEP é um método de urgência utilizado em situações em que há risco de infecção pelo HIV. Nele são usados medicamentos antirretrovirais, com o objetivo de reduzir o risco de infecção.
A medicação é recomendada após situações em que exista risco de contágio, como: violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou em que houve rompimento) ou acidente ocupacional, no caso de profissionais da saúde, que tenham acidentes com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico.
O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, no máximo em até 72 horas após a situação e realizado por 28 dias. Após esse período realizando novos testes que possam detectar o vírus.
O coordenador municipal de IST/AIDS, Carlos Bruno Vaz, explicou que em caso do teste rápida der positivo, o paciente deverá ainda passar por outros exames ofertados nas UBS que possam confirmar o diagnóstico.
“O diagnóstico precoce é importante para ofertar ao paciente um bom prognóstico e para que ele leve uma vida saudável. Todo cidadão pode buscar a testagem rápida e o PEP na UBS mais próxima da sua residência, apenas neste ano a rede municipal dispensou mais de 11 mil comprimidos do PEP”, ressaltou.