Prefeitura de Macapá promove 2ª Conferência Livre dos Direitos da Criança e Adolescente

O encontro aconteceu no auditório do Ministério Público.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Assistência Social

O encontro abordou temáticas sobre garantia de políticas públicas para crianças e adolescentes | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

A Prefeitura Municipal de Macapá, através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta terça-feira (8), a 2ª Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema central: “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempo de pandemia pela Covid-19”.

Além de trabalhar as temáticas relacionadas a violações e vulnerabilidade deste público, o encontro discutiu ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.

“Nosso objetivo é construir propostas junto com as crianças e adolescentes através do diálogo. Essas discussões deverão subsidiar ações de políticas públicas que garantam os direitos dessas pessoas no contexto pandêmico e pós-pandemia. O resultado será apresentado na próxima Conferência Municipal”, explica o Coordenador do Fundo Municipal da Criança e Adolescente, Rafael Abreu.

Para o presidente do Conselho Municipal, Jefferson Valente, a participação da juventude fortaleceu o debate. “Dar voz àqueles que estarão no centro é muito mais importante, além de ser democrático. Reunir essas pessoas para falar de algo que fará diferença em suas vidas é gratificante para nós, visto as dificuldades no período pandêmico que todos enfrentamos, inclusive, eles foram os mais afetados”, destacou.

A 2ª Conferência aconteceu no auditório do Ministério Público, com apoio do Fórum Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Estado do Amapá, Movimento de Meninos e Meninas de Rua, Comitê de Enfretamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Instituto EcoVida. Além da apresentação do Projeto Social: Mestres do Futuro, na abertura do evento.