‘Foi um desafio, mas trouxe resultados positivos’, diz professor sobre o desempenho histórico da educação de Macapá no Ideb

Jackson Nunes falou dos desafios que levou a capital, a ser a única da Região Norte a crescer no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).

Por Ingra Tadaiesky - Secretaria Municipal de Educação

Jackson Nunes é professor da Emef Profª Guita | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A dedicação dos profissionais da educação em Macapá influenciou diretamente no resultado positivo do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). O Município subiu pela primeira vez para 5.1 pontos e conseguiu avançar 73 posições em relação a 2019, agora ocupando o 59° lugar no ranking educacional da região Norte. 

Esse resultado se refere ao ano de 2021, ainda marcado pela pandemia da Covid-19, que levou ao ensino remoto e, posteriormente ao retorno gradual do formato presencial, decisão tomada pela gestão municipal após o controle da doença com a vacinação da população.

No Dia Mundial do Professor, celebrado nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Macapá mostra que conseguiu avançar, sobretudo, por atuações como a do professor do 4° ano na Escola de Ensino Fundamental Profª Guita, Jackson Nunes, que participou de todo o processo e contou sobre os desafios do ensino nos últimos anos.

“Foi tudo novo, ainda não sabíamos usar a tecnologia daquela forma. Traçamos metodologias de como alcançar os alunos de maneira remota, com atividades, apostilas, simulados e demais recursos que a gente utilizava. Foi um desafio muito grande, mas trouxe resultados positivos”, conta.

Ideb é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Foto: Reprodução

Segundo o professor Jackson, o desenvolvimento da educação é feito por meio do trabalho coletivo, com participação que vai desde as merendeiras, coordenação pedagógica, professores, diretores até o apoio que vem de casa, com o incentivo da família.

Além disso, o ambiente escolar também é fundamental para a construção do ensino de qualidade e isso medidas como as reformas dos prédios. A Emef Profª Guita foi entregue recentemente completamente reformada, sendo uma das 13 unidades beneficiadas pelo primeiro pacote de obras anunciado pelo prefeito Dr. Furlan.

“A escola nova, com certeza, atrai mais a atenção dos estudantes e isso é muito importante. Percebemos a alegria deles ao ver a escola com boas condições e tudo isso é muito importante para aprendizagem porque a gente precisa ter um ambiente seguro, confortável e isso é muito importante pra escola, alunos, professores e funcionários”, destaca Jackson. 

Com as escolas reformadas e o chamamento de novos profissionais da educação, a Prefeitura de Macapá começa os esforços para alcançar a nota 7.0, o desafio do próximo Ideb. “Temos capacidade de chegar a um Ideb muito maior”, conclui o profissional.

O Ideb é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta o número de estudantes aprovados e o desempenho deles no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que promova a aplicação de uma prova às turmas do 5° ano do ensino fundamental.