Estudantes municipais participam de roda de conversa sobre saúde mental

A programação faz parte do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Cerca de 50 estudantes participaram da programação na Emef Jardim Felicidade | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Nesta quarta-feira (28), cerca de 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Felicidade participaram de uma roda de conversa em referência ao “Setembro Amarelo”, campanha nacional de prevenção do suicídio. Na ocasião, os alunos compartilharam experiências e aprenderam de forma lúdica a importância da saúde mental.

A ação foi coordenada por psicólogas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que trouxeram metodologias específicas para tratar dos temas de acordo com a faixa etária dos estudantes. Yasmin Danielle, uma das profissionais na ocasião, conta que o principal objetivo do evento é estimular a fala dos estudantes.

“Às vezes a pessoa se cala porque acha que vai ser julgada ou incompreendida e tenta parecer que está bem. Então, aqui promovemos um momento de escuta especializada e acolhedora. Assim, eles conhecem estratégias de intervenção e levam esses conteúdos para dentro de casa”, conta a psicóloga.

A Prefeitura de Macapá monitora constantemente a saúde dos estudantes, através da Divisão de Saúde do Educando da Semed. De acordo com a situação identificada, os profissionais podem propor intervenções individuais ou coletivas. Caso o estudante relate alguma violação de direitos, a equipe pode encaminhar para os órgãos especializados, como o Conselho Tutelar.

Todas as turmas do 5º ano e os profissionais de educação da unidade também participarão de rodas de conversa ao longo desta semana. Sarah Melissa, estudante de 10 anos da Emef Jardim Felicidade, afirma que esta é a primeira vez que participa de uma ação que aborda a valorização da vida.

“Estou achando muito interessante. Às vezes as pessoas querem desabafar as coisas que sentem e não conseguem. Conheço pessoas que já passaram [por dificuldades] e é difícil. É importante conversar sobre isso na sala porque a gente evita acontecer essas coisas”, relata a estudante.

Setembro Amarelo
O mês de setembro é voltado para uma campanha de prevenção ao suicídio que visa a conscientização da população sobre esse problema e formas de evitá-lo. Ao longo de todo o mês, a Prefeitura de Macapá propõe diversas ações de valorização da vida com a população do município.

Em Macapá, a rede de apoio conta com 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimento psicológico. Além disso, as UBSs Marcelo Cândia, Rubim Aronovich e Marabaixo são vocacionadas para atendimento emergencial.