3ª noite do Arraiá du Mercado Centrá teve 10 quadrilhas tradicionais e estilizadas em um espetáculo de cores, inovação e respeito a tradição junina

Grupos finalizaram apresentações do Concurso Municipal de Quadrilhas com estilo e tradição

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

10 quadrilhas juninas se apresentam para o corpo técnico de jurados e para os brincantes na última noite do Concurso Municipal de Quadrilhas | Foto: Jesiel Braga/PMM

Neste sábado (15) o Mercado Central de Macapá foi a quadra junina para a última etapa do Concurso Municipal de Quadrilhas, durante o 3º Arraiá du Mercado Centrá. Ao todo, 10 grupos juninos se apresentaram em um espetáculo de cores e cultura com coreografias criativas e temas inovadores, tudo para conquistar o corpo de jurados e levar o título de campeã para casa.

No domingo (16) será realizado o desfile das campeãs das quadrilhas estilizadas e tradicionais, encerrando a programação do Arraiá du Centrá.

O evento, promovido pela Prefeitura de Macapá, atraiu participantes e espectadores de toda a região e até de outros estados.

É o caso do Daniel Patriota, funcionário público federal, que é da Paraíba mas está passando as férias em Macapá. Ele elogia a cidade e o festival de quadrilhas da Prefeitura durante o Arraiá du Mercado Centrá. 

“Sou de João Pessoa, na Paraíba, é minha primeira vez em Macapá e achei a cidade incrível, muito bem cuidada, com pontos turísticos bonitos e a cultura e culinária e esse São João tá nota 10, tá lindo!”, expressa Daniel, durante sua visita ao Arraiá du Mercado Centrá.

A festa celebra não apenas as tradições juninas, mas também a criatividade e o talento dos artistas locais.

Entre os destaques da noite, as Quadrilhas estililizadas Renovação Junina e Luar do Sertão apresentaram performances memoráveis, explorando temas como a Pintura Corporal e o Cangaço.

A Luar do Sertão, encantou o público com uma narrativa envolvente sobre Lampião e Maria Bonita, conquistando o segundo lugar no concurso municipal de 2022.

Nilson Santana, marcador da Quadrilha estilizada Renovação Junina, trouxe à vida o icônico Charlie Chaplin.

“A arte é uma forma poderosa de expressão e através dela celebramos nossa cultura junina,” diz Nilson.

A  Miss Caipira da Quadrilha Estilizada Luar do Sertão, Mickaelly Medeiros, comemora 10 anos de participação nas festas juninas. Mickaelly representou Maria Bonita que deixa seu legado para cultura e identidade até os dias de hoje.

“Me sinto honrada em representar a força e cultura da mulher nordestina. Estou muito feliz em poder celebrar essa tradição na quadra junina”, afirma Mickaelly Medeiros.

O Arraiá du Mercado Centrá encerra no domingo (16) com o desfile das campeãs e o show da cantora Karla Karvalho, que encerra com chave de ouro a festividade que celebra as raízes culturais e a criatividade dos quadrilheiros macapaenses.

Quadrilhas participantes da noite de sábado (15):

  1. Quadrilha tradicional Piriguetes dos Matutos
    • Tema: “Fogo, amor e traição… Boto e Aquaman se enfrentam na chama ardente de São João”
  2. Quadrilha tradicional Piranhas dos Matutos
    • Tema: “Ribeirinho, o Cabloco da Amazônia em uma festa de São João”
  3. Quadrilha estilizada Explosão do Tempo
    • Tema: “O São João de nóis tudinho”
  4. Quadrilha estilizada Simpatia da Juventude
    • Tema: “Sankofa”
  5. Quadrilha estilizada Inspiração Junina
    • Tema: “Xô, Urucubaca, vem sorte”
  6. Quadrilha estilizada Mistura Junina
    • Tema: “Um São João Valenciado”
  7. Quadrilha estilizada Revelação
    • Tema: “Festa para rainha do São João”
  8. Quadrilha estilizada Luar do Sertão
    • Tema: “Sob um novo luar, um novo cangaço!”
  9. Quadrilha estilizada Estrela de Ouro
    • Tema: “A evolução do meu São João”
  10. Quadrilha estilizada Renovação Junina
    • Tema: “Pintando o corpo e a alma para o São João festejar”

Confira mais fotos:

| Fotos: Jesiel Braga e Albert Soares/PMM