Neste sábado (2) aconteceu a 34° edição da Feira Agricultura e Arte, na quadra da igreja Nossa Senhora da Conceição. A feira contou com vendas de produtos da região e artesanato. O espaço reuniu 55 produtores rurais e artesões locais.
A Feira reuniu produtores rurais e artesões locais para comercialização de frutas, legumes, verduras, farinha de mandioca, laticínios, mel, comidas típicas, comidas caseiras, plantas medicinais e ornamentais, ovos, galinha caipira, milho, além de itens diversificados de artesanato.
A iniciativa alcança feirantes vindos das comunidades: Santo Antônio da Pedreira, Polo Hortifrúti da Fazendinha, bairro do Coração, São Joaquim do Pacuí e Curralinho, além de produtores de áreas próximas ao bairro Trem.
Sumara Toledo, empreendedora e artesã, destaca que o espaço é uma oportunidade de mostrar os produtos dela. A artesã trabalha com confecção de laços de cabelo. “A Feira Agricultura e Arte faz a diferença na nossa vida. Esse local é uma forma de levar o sustento para as nossas casas. Aqui é uma vitrine para oportunizar, vender e mostrar os meus produtos”, disse.
A produtora rural, Maria do Socorro Batista, vende limões, verduras, galinha caipira e plantas decorativas. “Fico ansiosa para chegar o dia da feira. Este lugar é tudo para mim. Eu vendo de tudo um pouco, esse espaço é uma maneira de comercializar os meus produtos”, conta.
A Feira Agricultura e Arte visa valorizar os produtores locais e proporcionar um espaço para os munícipes terem acesso aos produtos da região.
Meriam Dias, que mora no bairro Trem há 50 anos, conta que a feira possibilita a compra de produtos frescos e saudáveis. “Não temos feira aqui perto. Esse espaço para a compra e venda de produtos é excelente para os moradores aqui do bairro”, explica.
Juliano Del Castilo, Secretário Municipal de Agricultura (SEMAG) fala da importância da iniciativa para os produtores rurais e artesões locais. “Essa feira é fundamental para ampliar a renda mensal dos agricultores e artesãos, e também movimenta a economia local. Estamos buscando ampliar o número de produtores e mais edições no mês”, informa.
Atualmente, a Feira Agricultura e Arte é realizada um sábado por mês. Além da comercialização dos produtos da região, a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) disponibilizou um ponto de vacinação itinerante com vacinas de rotina e Covid-19.
A Feira Agricultura e Arte é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), a unidade administrativa é responsável pela carga e descarga dos produtos dos produtores rurais e por organizar a estrutura do evento.
Confira mais fotos