Música, cultura e gastronomia estão presentes no Festival Sabores do Meio do Mundo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) com apoio do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur). O evento, que iniciou na quinta-feira (16) e segue até sábado (18).
Com o tema ‘Valorizando a gastronomia regional’, o evento busca criar um roteiro com uma experiência diferente ao apresentar a culinária local, com realização de oficinas, concurso de chefs, atrações musicais e exposições.
Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), Benício Pontes, o objetivo do apoio com as atrações músicas é fortalecer o setor de turismo gastronômico e oferecer a melhor experiência aos participantes do evento.
“Apoiar os artistas amapaenses é o nosso maior objetivo, principalmente, no festival que alia turismo, gastronomia e música. Essas parcerias contribuem com o crescimento e desenvolvimento da nossa capital”, explica o gestor.
As apresentações musicais contam com a artista Sandra Lima e cantora e instrumentalista Jéssica Lorena, ambas cedidas pelo Macapatur, para a animação do festival.
No evento, será realizada a 2ª edição do concurso Chef Senac Tucuju, com premiações às quatro categorias, sendo profissional, egresso, amador e mini chef. O festival é aberto ao público e conta exposições, oficinas, comercialização de artesanato e alimentos, produtos agrícolas e apresentações artísticas.
Confira a programação do Festival Sabores do Meio do Mundo:
Sexta-feira, 17 de junho
- Oficina Empreendendo na gastronomia, com Lindeti Ferreira e Tatiane Negrão
Horário: 14h às 15h - Oficina Bolos juninos com sabores regionais, com Elielton Lobato
Horário: 15h30 às 16h30 - Oficina Coquetelaria moderna com sabor regional (estrutura, textura e sensorial), com Mauricio Lobo
Horário: 17h às 18h - Cozinha a 4 mãos: camarões empanados servidos com musseline de castanha do Brasil, molho de açaí e tuile salgada de granola, com o chef Alessandro Silva
Horário: 19h às 20h - Concurso categoria Amador (prato principal regional)
Horário: 20h30 às 21h30
Sábado, 18 de junho
- Oficina Harmonizando vinhos com a culinária amapaense, com o sommelier Renato Salviano
Horário: 14h às 15h - Oficina Amazônia e Pirarucu: de uma ponta a outra, com chef Ricardo Branches
Horário: 15h30 às 16h30 - Oficina Cone trufado com frutas (kids), com chef Alessandro Silva
Horário: 17h às 18h - Cozinha a 4 mãos: Pescada amarela com pirão de tucupi e vinagrete quente de camarão regional e chips de banana pacovam
Horário: 19h às 20h - Concurso categoria Profissional (prato principal regional)
Horário: 20h30 às 21h30
Serviço:
Toda a programação com oficinas, atividades recreativas, exposições, apresentações musicais, feira acontecem no Centro de Educação Profissional do Senac, na Avenida Henrique Galucio, nº 1999, bairro Central.