1ª Formação de Professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino iniciou nesta segunda-feira (3)

Formação acontece nos dias 3 e 4 de abril. O público alvo são profissionais da educação infantil do 1º e 2° períodos, de 34 unidades escolares do município

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

1° formação contínua de professores da rede municipal de ensino | Foto: Fernando Tavares/PMM

Nesta segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Educação iniciou a 1ª Formação de Professores da Educação Infantil, do 1º e 2° períodos, de 34 unidades escolares do município. A formação segue nos dias 3 e 4 de abril, no Centro de Educação Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (CEPAJOB), no Santa Rita.

A capacitação traz o tema “Prática pedagógica, intencionalidade docente e protagonismo da criança: promovendo práticas equitativas e de qualidade”.

Os professores da rede municipal de ensino, na formação contínua, aprendem técnicas de inovação nas metodologias e estratégias de aprendizagens aplicadas nas escolas.

Na abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação, Monick França, ressaltou os benefícios da formação, tanto para professores, quanto para alunos.

“Essas formações motivam os educadores, renovam seus conhecimentos e refletem no desenvolvimento das crianças em sala de aula. São aprendizados que se multiplicam por meio de dinâmicas e práticas pedagógicas, facilitando a forma de ensinar e de aprender, principalmente quando se fala em educação infantil”, disse a secretária.

Vera Figueiredo, servidora da rede municipal de ensino e formadora do Programa Criança Alfabetizada (PCA), fala da importância da formação de professores na construção e reconstrução de saberes.

“É importante que o professor da educação infantil esteja ciente de seu papel transformador em sala de aula, melhorando a prática de ensino, promovendo didáticas pedagógicas que facilitem o aprendizado. Este é objetivo do programa, proporcionar conhecimentos aos professores com capacitações que facilitem a educação de resultados aos seus alunos”, explicou.

Para Tamires Carvalho, professora do 1º período do Centro Educacional Nossa Senhora de Nazaré, a formação do programa oferece práticas de aprendizagem inovadoras. “Na educação infantil a gente trabalha com as rotinas, e aqui no curso a gente tem contato com outras formas de se apresentar o conhecimento ao aluno, utilizando a ludicidade, por meio de canções, contando histórias e outras didáticas que envolvam as crianças para neste universo do aprendizado de um jeito interessante para elas”.

O Subsecretário de Gestão Educacional, Ebrely Nunes destaca que. “A formação vem para garantir aos nossos professores, o aprimoramento desse processo do fazer pedagógico e garantir que as nossas crianças recebam a melhor educação possível dentro do município de Macapá”.

A Formação de professores da educação infantil do município, acontece bimestralmente, em parceria com o Programa Criança Alfabetizada.