‘Saúde Itinerante’ faz mais de 700 atendimentos para população do Infraero 2, na zona norte de Macapá

Ação aconteceu no sábado (20), no CEU das Artes, e foi executada pela Semsa.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Ação faz parte do programa “Saúde Para Todos” e acontece de forma itinerante nos bairros e distritos de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM

A Prefeitura de Macapá realizou neste sábado (20), mais uma edição do “Saúde Itinerante”. A atividade aconteceu no bairro Infraero 2, quando mais de 700 atendimentos à população foram feitos no Centro de Esportes Unificados (CEU) das Artes da zona norte.

As ações itinerantes fazem parte do programa “Saúde Para Todos”, o maior plano da Prefeitura de Macapá que trabalha a descentralização dos serviços de saúde. Ele acontece de forma itinerante e a cada sábado um bairro ou distrito do município recebe uma série de serviços de saúde.

“Trabalhamos para oportunizar os atendimentos em áreas de difícil acesso ou fora dos dias e horários comerciais, o que facilita a adesão da população. Dessa forma conseguimos levar a saúde em todos os cantos, não deixando restrito somente às unidades de saúde”, explica a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.

Equipe da Semsa levou atendimento odontológico aos moradores | Foto: Rogério Lameira/PMM

A atividade foi executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e entre os serviços ofertados, a comunidade teve acesso a consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista, triagem com a equipe de enfermagem com medição dos sinais vitais, exames laboratoriais, coleta de PCCU, teste para Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A equipe da Semsa também fez triagem neonatal, testes do olhinho, linguinha e orelhinha, avaliação nutricional, atendimentos odontológicos, entrega de medicamentos, cadastro no programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e busca ativa para o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

A dona de casa Marielle Silva, de 30 anos, aproveitou a ação e levou os três filhos para fazer uma avaliação pediátrica.

“Com essas ações temos várias coisas em só lugar. Trouxe meus filhos e eles já vão sair com os exames feitos e com os remédios necessários. O meu bebê fez só de uma vez os testes do olhinho, orelhinha e linguinha e ainda fui orientada sobre a forma correta de posicionar a criança na hora de amamentar”, diz.

Marielle Silva e os três filhos durante consulta pediátria | Foto: Renato Costa/PMM