Vigilância Sanitária de Macapá participa de ação integrada de fiscalização que apreende alimentos irregulares em estabelecimento comercial

No total, 97 quilos de goma de tapioca foram confiscados em embalagens fraudadas

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Objetivo da integração das instituições fiscalizadoras é proteger a saúde, bem como garantir a segurança alimentar da população macapaense Foto: Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde/PMM

Em alusão ao Dia do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15) e visando a garantia, proteção da saúde e segurança alimentar da população, a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde, em ação integrada com a Delegacia do Consumidor, Polícia Técnico-Científica (Politec), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) e o Instituto de Defesa do Consumidor, fez a apreensão de alimentos irregulares em estabelecimento comercial de Macapá.

A força tarefa conjunta ocorreu em um supermercado, um atacado e uma distribuidora de bebidas. A fiscalização analisou a higienização dos espaços, condições de mantimentos, além da verificação de licenças e regularização junto à Prefeitura de Macapá.

Num estabelecimento localizado na Zona Sul de Macapá, as equipes apreenderam 97 quilos de goma de tapioca em embalagens fraudadas e iogurte fora da validade.

Não foram encontrados indícios de irregularidades no supermercado e na empresa de bebidas. Nos três locais, os agentes públicos realizaram orientações sobre higiene e boa conservação de produtos congelados aos funcionários.

Reclamações 

O Departamento de Vigilância Sanitária (DVS) recebe denúncias sobre irregularidades e má conservação de alimentos em estabelecimentos comerciais. O DVS está localizado na Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), na Avenida Henrique Galúcio, s/n, próximo ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O número (96) 98128-2030 (WhatsApp) também é um canal para denúncias, dúvidas e outros serviços.