Vias do centro comercial de Macapá são interditadas para conter fluxo de veículos automotores

Foto: Max Renê

Duas vias do centro comercial de Macapá foram interditadas para o trânsito de veículos automotores – Avenida Cora de Carvalho e Antônio Coelho de Carvalho, ambas no perímetro entre as ruas São José e Cândido Mendes. A interdição foi feita após um acordo entre empreendedores, Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 e a Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá, para diminuir o fluxo de veículos e evitar aglomeração naquelas áreas.

Elas concentram grande número de lojistas na Avenida Cora de Carvalho, local conhecido popularmente como “camelódromo”, e na Avenida Antônio Coelho de Carvalho, intitulado “Shopping Popular”. “Em tratativa com os empreendedores, foi observado que seria necessária a interdição das vias, pois, com a abertura gradual das atividades econômicas, muitos clientes aglomeram as vias com veículos paralisados ao lado dos boxes”, explica o diretor de Trânsito da CTMac, Manoel Filho.

Para reforçar as medidas de distanciamento, as vias foram fechadas para que o atendimento seja apenas entre cliente e vendedor, fora de qualquer veículo. “Comprador e lojista deve manter o distanciamento de um metro e meio entre eles para que, em segurança, possa ocorrer a venda. O objetivo é evitar aglomeração e a proliferação do novo Coronavírus naquelas áreas de fluxo de pessoas”, informa o diretor.

A CTMac alerta ainda que os veículos automotores, como motos, não deverão ultrapassar o local para trânsito. O estacionamento lateral destas vias ficou possibilitado apenas para donos de lojas e boxes das áreas delimitadas, reforçando que o espaço será apenas para o fluxo de pedestres no local.

Segundo o diretor, a interdição das vias com a sinalização em blocos, chamada “gelo baiano”, deverá ocorrer até instituição de novo decreto que determine o fim das medidas para evitar aglomerações. “Para a segurança da população, manteremos a interdição das vias de acordo com as medidas de saúde, delimitadas pelo Município de Macapá nas próximas semanas”, observa Manoel Filho.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Clauriana Costa

Assessora de comunicação