‘Vai potencializar minhas vendas e trazer mais retorno econômico’, diz participante de curso sobre afroempreendedorismo

Capacitação faz parte do Novembro Afro, promovido pela Prefeitura de Macapá.

Por Alexssandro Lima - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Foto: Vinicius Barbosa l PMM

Cursos como marketing digital, inteligência emocional e gestão financeira marcaram o encerramento da capacitação do ‘Novembro Afro’, realizada pela Prefeitura de Macapá, através do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), realizada na última quinta-feira (11).  A programação contou com a parceria de diversas secretarias, entre elas, a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).

Quem aproveitou os dois dias da capacitação, foi a empreendedora, Ana Gleide, de 48 anos, conhecida nos eventos de Macapá, como ‘Baiana’, pela venda de suas comidas típicas da Bahia. Ela conta que os cursos ofertados vieram no momento certo e vai ajudar muito nos seus negócios.

“Vai potencializar minhas vendas, além de trazer um grande retorno econômico. Sou cadastrada no banco de dados do Improir, e não perco um evento da Prefeitura de Macapá, é a chance que eu tenho de faturar através da venda das minhas comidas típicas. Quero agradecer o Prefeito Dr. Furlan por sempre pensar em nós empreendedores”, agradece ‘Baiana’.

A ação de capacitação surgiu com o intuito de contribuir para a promoção da inclusão e equidade racial no mercado profissional. Foram disponibilizados os cursos de afroempreendedorismo, atendimento ao público, técnicas de vendas, marketing digital, inteligência emocional nas vendas e gestão financeira. Cerca de 100 empreendedores entre homens e mulheres foram beneficiados.

A Secretária em exercício da Semtradi, Elciane Borges, ressalta que a capacitação irá impulsionar o potencial intelectual e financeiro dos empreendedores.

“É muito importante a prática de iniciativas como essas, que ajudem a capacitar e impulsionar os negócios dos nossos afroempreendedores de Macapá. Com certeza vai aumentar o conhecimento  e alavancar os negócios de cada um” afirma.

Para a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, é preciso incentivar os afroempreendedores a enxergar mais longe, apoiando-os para que rentabilizem mais e mais e para que compreendam o importante papel que cada um representa para a economia criativa da cidade.

“Estamos satisfeitos com a realização da capacitação, nossos afroempreendedores receberam cursos de altíssima qualidade, e com certeza vai ajudar cada um aumentar sua renda depois da aquisição de tanto conhecimento. A parceria e articulação institucional entre Improir e Semtradi com certeza vai se tornar uma ação anual na nossa programação do ‘Novembro Afro”, finaliza a gestora.