Vacinação contra sarampo será disponibilizada em atacadões de Macapá pela prefeitura

A Prefeitura de Macapá intensificará a vacinação contra o sarampo para adultos de 20 a 49 anos da capital. Do dia 10 a 28 de agosto, equipes de imunização da Secretaria de Saúde e Saúde da Família estarão em postos montados em atacadões das zonas sul e norte da cidade. A proposta dessa estratégia é captar e imunizar adultos que ainda não foram vacinados ou que já fizeram apenas uma dose anteriormente. A vacina tríplice viral, além do sarampo, protege contra a rubéola e caxumba.

A imunização ocorrerá das 14h às 18h, nos seguintes pontos: Hiper Center Santa Lúcia, Santa Lúcia do Novo Buritizal, Fortaleza do Macapá Shopping, Fortaleza da BR, Atacadão Assaí e Atacadão JK.  Para vacinar, é necessário ter em mãos cartão de vacina e documento de identificação.

“Essa foi uma estratégia encontrada para captar e vacinar aquele adulto que tem mais resistência a imunização ou mesmo aquela pessoa que tomou apenas uma dose da vacina ou nem lembra que já vacinou”, destaca a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

Além dos pontos mencionadas, a vacinação segue nas Unidades Básicas de Saúde (exceto as vocacionadas para o atendimento de casos de Covid-19), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mantendo sempre os cuidados necessários de prevenção e combate ao novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscara.

“Vacinar os usuários dentro do nosso território sanitário reforça o compromisso da Estratégia Saúde da Família de Macapá, em manter o sucesso do programa de imunização, contribuindo com o bem-estar da sociedade”, frisa o diretor do Departamento de Saúde da Família de Macapá, Weslley Lieverson.

O sarampo

É uma doença altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações e levar à morte. Ela pode ser evitada com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ela é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação