Unidades de saúde fazem programação de busca ativa de novos casos de tuberculose

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou nesta terça-feira, 26, na UBS Lélio Silva, a busca ativa de novos casos de tuberculose. Durante a manhã, usuários assistiram a palestras, realizaram consultas e o exame de baciloscopia, que detecta a doença.

No dia 22 de março, o Ministério de Saúde divulgou boletim epidemiológico que coloca Macapá como a segunda capital brasileira da região Norte com melhor índice de cura, com 88,7% dos pacientes que realizaram tratamento no município obtiveram cura. “Macapá tem garantido destaque no cenário nacional não só com nossos índices de cura, mas também com a redução de casos da tuberculose. Uma doença altamente transmissível se não for tratada”, explica Nadir Lamarão, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose.

 

O autônomo Jeanderson Pantoja aproveitou a programação para fazer o exame e receber as orientações médicas. “Vou fazer o exame para prevenir, tenho alergia e, por conta disso, uma tosse recorrente. Para ter um diagnóstico mais preciso, o médico encaminhou para o exame de escarro”, comentou o autônomo, que dentro de dez dias receberá o resultado e voltará com o médico. 

 

Hoje, a Prefeitura de Macapá oferece em todas as suas UBS’s profissionais capacitados para notificar os pacientes suspeitos da doença, encaminhar para a realização de exames e orientar no tratamento, que inclui a distribuição da medicação e avaliação periódica do paciente até o fim do tratamento, que tem duração mínima de 6 meses, além de palestras educativas e ações itinerantes.

 

Além da UBS Lélio Silva, as unidades Álvaro Correa, Marabaixo, Perpétuo Socorro, Infraero e Maruanum também promoveram palestras, rodas de conversa e deram encaminhamento para a realização de exames em pacientes suspeitos. As atividades alusivas prosseguem até sexta-feira, 29 de março. 

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

Fotos: Max Renê