Trabalhos preventivos da Prefeitura de Macapá acabam com alagamento histórico da Cora de Carvalho

Os moradores da Avenida Cora de Carvalho notaram algo diferente durante as chuvas que têm caído na cidade. A via não fica mais com acúmulo de água como ficava anteriormente. Esse fato é devido à instalação de um sistema auxiliar com cerca de 840 tubos de 1000 mm para vazão das águas pluviais, que ainda não foi concluído, formando uma galeria dupla que melhora a vazão das águas chuvas.

Os serviços de instalação da nova galeria iniciaram em outubro de 2019, com a limpeza do canal da Mendonça Júnior e a instalação de tubos de 1000 mm na Av. Odilardo Silva, passando pela Rua Padre Júlio Maria Lombard, para, enfim, chegar até a Av. Cora de Carvalho, onde as equipes encontram-se trabalhando no momento, já que a obra ainda não está concluída.

 

O batedor de açaí Raimundo Vieira mora há 45 anos na avenida e ficou surpreso com a rapidez da drenagem da água após a chuva. “Fiquei abismado de ver que a água não acumulou aqui na rua, pois há décadas passamos dias tendo que levantar móveis e pisos. Nesses mais de 40 anos que moro aqui, nunca tinha visto isso. Quando chovia assim, a água ficava um dia ou mais para poder secar. Mas, dessa vez, nem encheu”, conta.

 

Raimundo diz ainda que teve que refazer o piso da casa diversas vezes, devido ser de madeira. Durante o período de chuvas, a madeira sempre apodrecia. “Minha casa hoje é de alvenaria, consegui fazer o piso e levantar o que pude, já com medo da água invadir, como acontecia todos os anos. Mas agora sei que não vou ter esse risco, porque, se encher, não ficará acumulado”.

 

“Estamos trabalhando em uma obra extensa e complicada, instalando uma galeria extra dupla para melhorar a vazão da água das chuvas, e que têm ocasionado anos de transtornos para os moradores da Av. Cora de Carvalho, no bairro Central. Sabemos que não resolverá 100%, principalmente se coincidir uma forte chuva com maré alta. Mas o que estamos fazendo melhorará e muito a vazão das águas, não permitindo ficar acúmulo de água na via por muito tempo”, relata o secretário de Obras, David Covre.

 

Em fevereiro de 2019, a Prefeitura de Macapá fez uma ação de limpeza na galeria existente, que, atualmente, se encontra 80% obstruída e muito abaixo do nível do rio. Na época, foram retiradas cerca de 200 toneladas de lixo, que estavam obstruindo a passagem de água. Uma segunda ação de limpeza ocorreu no mês de maio, e as equipes retiraram mais de 45 toneladas de resíduos.

 

“A galeria da Av. Cora de Carvalho recebe uma grande demanda. Ela é responsável pela captação de águas pluviais coletadas de cerca de 6 km de redes que estão interligadas nessa galeria, como a Mendonça Furtado, Jovino Dinoá e adjacentes. Mas, junto com a água da chuva, vem os poluentes despejados pelos moradores, ocasionando acúmulo de sedimento dentro das tubulações. Com o passar dos anos, a tubulação não suportou, ficando quase totalmente obstruída”, explica David Covre.

 

As obras de conclusão das instalações dos tubos continuam. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana trabalha para terminar a instalação da tubulação em cerca de 60 dias.

 

Aline Brito

Assessora de comunicação/Semob