Totalmente reformada, UBS Perpétuo Socorro retoma serviços com atendimento exclusivo para pré-natal

A Prefeitura de Macapá reabriu totalmente reformada a Unidade Básica de Saúde Perpétuo Socorro para ser referência no atendimento de pré-natal para as gestantes da zona norte. Neste momento de pandemia da Covid-19, a UBS atenderá somente mulheres grávidas para evitar a proliferação do Coronavírus.

O serviço funcionará com agendamento por meio de contato telefônico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelo número 98801-7401. A grávida só deverá ir até a unidade no dia da realização da consulta. Por meio de contrapartida da Prefeitura de Macapá e emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, a UBS foi toda reformada.

 

A obra, que teve o valor de R$ 349.852,68, contemplou a reforma das salas, substituição de portas e janelas, substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias, todas de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, além de climatização, pintura e arremates em geral.

 

“Antes da pandemia, várias unidades de saúde em reforma já estavam com previsão do encerramento da obra. No entanto, o momento não nos permite que façamos as cerimônias de inauguração como de costume. Mas o importante é que a unidade foi reaberta e já presta esse serviço essencial para as futuras mamães”, comenta o prefeito Clécio Luís.

 

Como forma de dar continuidade ao acompanhamento de pré-natal em tempos de pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde vocacionou as unidades Congós e Perpétuo Socorro para o atendimento exclusivo a gestantes, evitando assim que elas tenham contato com pacientes com comorbidades ou outros tipos de doença.

 

“Sabemos da importância do acompanhamento do pré-natal. Por isso, montamos estratégias que possam garantir a continuidade do atendimento de forma segura para as usuárias. É importante lembrar que o agendamento só é feito por telefone, e a chamada também pode ser a cobrar”, destaca a subsecretária de Assistência em Saúde, Tânia Vilhena.

 

Na UBS é possível a realização de consulta médica, de enfermagem, exames laboratoriais, ultrassom e vacinação, bem como atendimento à puérpera até 40 dias, assim como vacina de crianças no 1° mês de vida, e o encerramento do pré-natal. Todos os procedimentos com atendimento agendado nos turnos da manhã e tarde. No ato da consulta é necessário apresentar o cartão da gestante e últimos exames realizados, se houver.

 

Uma das orientações emitidas pelo Ministério da Saúde é que as gestantes que apresentarem síndrome gripal deverão ter seus procedimentos eletivos (consultas e exames de rotina) adiados em 14 dias, até que os sintomas cessem. Para as demais gestantes, assintomáticas ou sem síndrome gripal, a recomendação é que, além da continuidade das ações de cuidado com o pré-natal, elas sejam orientadas a manter medidas preventivas como evitar aglomerações e fazer as práticas de higiene.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Saúde

 

Fotos: Cleito Souza