Servidores municipais participam de treinamento para Eleições Unificadas para Conselheiros Tutelares

Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) participaram na manhã desta sexta-feira, 27, do treinamento para mesários e coordenadores que atuarão nas Eleições Unificadas para Conselheiros Tutelares no município de Macapá. Na capacitação, eles tiveram acesso e manusearam a urna eletrônica.

O servidor Heryson Nery, que aplicou o treinamento aos demais colegas, explicou o momento para esclarecimento de dúvidas, além de garantir que mesários e coordenadores estejam habilitados para intervir nas situações que venham ocorre durante o processo de votação. “Nós repassamos o básico para que na hora não tenhamos problemas, para que o atendimento aconteça da melhor maneira e agilizar algumas situações que venham acontecer”, comentou.

 

“No caso, explicamos sobre reinício, pane na urna e cancelamento. Estamos capacitando tanto mesário quanto coordenador, para que todos tenham conhecimento do passo a passo. Mostramos como inicializa o manejo e logística da urna, porque não é só colocar a urna, mas também tem a privacidade e acesso da pessoa que vai votar, para que o processo seja rápido. Além do encerramento a e emissão dos resultados”, concluiu o servidor.

 

Para a servidora Alexandra Barros, coordenadora da Casa do Bolsa, o treinamento foi importante, porque puderam manusear a urna eletrônica. “Não é complicado e é bem simples. Foi passado de forma bem sucinta, muito clara e objetiva, e isso facilitou o entendimento. E o mais importante que fizemos foi a prática, fizemos o teste várias vezes, o que nos permitiu tirar e sanar as dúvidas ao longo da explicação”, contou.

 

As Eleições Unificadas para Conselheiros Tutelares serão realizadas no dia 6 de outubro, das 8h às 17h. Em Macapá, mais de 100 candidatos estão habilitados para concorrer às cinco vagas para membros titulares do Conselho Tutelar da zona sul e outras cinco para o Conselho Tutelar da zona norte, totalizando 10 vagas. Cada membro eleito contará, respectivamente, com um suplente, somando 20 vagas no processo eleitoral.

 

O processo de escolha unificada dos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2024 é realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Prefeitura de Macapá.

 

Sávio Almeida

Assessor de comunicação/Semast