Servidores da CTMac e da Guarda Civil Municipal doam sangue na programação do Maio Amarelo

Pessoas interessadas em doar sangue podem procurar o hemoap de seguna a sexta

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Nesta quinta-feira (11), os servidores da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) participaram da programação de doação de sangue da Campanha Maio Amarelo, que completa 10 anos.

O objetivo da coleta é garantir o aumento do estoque de sangue no Hemocentro da capital, garantindo assim um número maior de doações a pacientes que necessitarem.

Doando sangue pela primeira vez, a servidora da CTMac, Bruna Mourão, disse estar muito feliz com o quantitativo de pessoas dispostas a participar e relatou estar muito emocionada em poder fazer parte dessa equiipe que pensa no próximo sem esperar nada em troca.

“Eu sempre tive a intenção de doar sangue, mas infelizmente devido a correria do dia a dia, nunca parei para ir até o Hemoap e hoje chegou o dia”diz Bruna

“Essa é uma experiência nova, cheia de amor, de fazer o bem de forma correta, porque quando se doa sangue você tem o sentimento especial de saber que está salvando vidas”, declarou a servidora Tamilles Rodrigues.

O presidente da CTMac Paulo Barros, mobilizador da ação, fez questão de doar e acompanhar de perto os colegar de trabalho.

“A doação de sangue já faz parte da nossa programação anual durante o Maio Amarelo e a intenção é que essa iniciativa se fortaleça cada vez mais”, diz Paulo.

O guarda civil, Josimar de Queiroz, fez questão de participar e acompanhado do filho que doará pela primeira vês. Os dois fizeram questão de afirmar a importância do ato.

“Costumo doar com frequência e hoje mais que nunca estou feliz porque meu filho também passa a ser doador” diz o Guarda Josimar.

Requisitos para doar sangue

– Portar documento oficial de identidade com foto
– Estar bem de saúde
– Ter entre 16 e 69 anos
– Pesar no mínimo 50 Kg
– Não estar em jejum

Impedimentos para doar sangue

– Febre acima de 37°C
– Gripe ou resfriado
– Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
– Amamentação (até 1 ano após o parto)
– Uso de alguns medicamentos
– Anemia
– Cirurgias
– Extração dentária 7 dias
– Tatuagem: 01 ano sem doar
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
– Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano