A coordenação municipal do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) esteve em planejamento para suas atividades em 2022. A reunião que aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, estabeleceu metas do SAD, como a ampliação no número de pacientes atendidos, monitoramento e avaliação de indicadores de desempenho e o início das buscas ativas em unidades de saúde e hospitalares.
Segundo o coordenador do serviço, Carlos Bruno Vaz, a Prefeitura de Macapá vem reorganizando a atenção domiciliar no município acompanhando os avanços na atenção básica e na infraestrutura das unidades de saúde em Macapá.
“Este planejamento em conjunto com as equipes nos permite enxergar aonde estamos e precisamos estar, e garantir que a atenção domiciliar em Macapá possa se tornar referência no Estado neste tipo de atendimento”, pontua.
O aumento para 60 pacientes rotativos ao mês por equipe garantindo um prazo de 30 a 60 dias para a alta é uma das metas do SAD. Ao todo, 240 pacientes serão foco do atendimento domiciliar. Para aumentar esse quantitativo, a coordenação fará a busca ativa de paciente nas unidades de saúde e hospitalares e o remapeamento de áreas.
“Com a criação de novos bairros em Macapá temos uma nova realidade em que precisamos remapear para garantir a cobertura de toda a cidade com o atendimento domiciliar”, disse Carlos Bruno.
Serviço de Atenção Domiciliar
O SAD, estabelecido pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Prefeitura de Macapá, é caracterizado por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, além de reabilitação, paliação e promoção à saúde de pacientes acamados ou domiciliados.
O objetivo principal do SAD é a garantia da continuidade de cuidados no domicílio do paciente até sua melhora e encaminhamento para as equipes de atenção básica.
O SAD é composto por profissionais que atuam nas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP).