Semtradi realiza levantamento de empreendedores que atuam no Conjunto Habitacional São José

Com a atividade, é possível colher dados e quantificar os trabalhadores autônomos daquela área.

Por Wellington Diego - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), finalizou nesta quarta-feira (15) o cadastro de empreendedores que desenvolvem atividades econômicas dentro do Conjunto Habitacional São José. Com a atividade, é possível colher dados e quantificar os trabalhadores autônomos daquela área.

A partir do levantamento será possível conhecer melhor a realidade dos empreendedores e, por meio disso, elaborar projetos e políticas públicas para qualificar, desenvolver e possibilitar a melhoria na qualidade de vida da população através do empreendedorismo. Além disso é possível a organização de cursos de capacitação que atendam a localidade de acordo com a vivência desses empreendedores

O cadastro foi realizado desde o dia 12 de novembro e passou por todas as quadras do conjunto. “Eu acho muito importante essa iniciativa por parte da prefeitura, já que o povo do São José é um povo que às vezes não é bem assistido pelo poder público”, conta o empreendedor José Francineudo da Costa, que trabalha no ramo de papelaria e artigos para presentes.

A empreendedora Jackeline Lima Barbosa, que trabalha com açaí, remédios naturais, xerox e plastificação enalteceu a visibilidade que o levantamento dá a esses cidadãos. “É uma ótima oportunidade para nos expressarmos e falarmos das nossas dificuldades. No meu caso tenho muita vontade de colocar uma batedeira e ter um espaço próprio de venda e enfrento esse problema hoje por ter um espaço muito pequeno aqui”, explicou.

Ao todo foram visitados 1.440 apartamentos onde houve o cadastramento de 241 empreendedores de diversos ramos, como comércio de açaí, farinha, roupas de brechó, comidas típicas, pizza, manutenção de celular, entre outras atividades.

“A Prefeitura está comprometida em valorizar o empreendedor, mas, para isso, é necessário entender como funciona o empreendedorismo local, pois, para desenvolver projetos de políticas públicas, precisamos ser precisos e trabalhar com dados que evidenciem a realidade”, explicou o chefe de gabinete da Semtradi, Diôgo Lobato.

“O que for desenvolvido a partir do cadastro vai possibilitar atendermos a demanda da localidade. Dessa forma vamos gerir com qualidade e eficiência, sem achismo, conhecendo de perto a realidade dos empreendedores do Residencial São José”, finalizou Diôgo.

Repescagem
Para as pessoas que não puderam participar do cadastro, a Semtradi informa que haverá uma nova oportunidade no dia 20 de dezembro, de 14h às 17h, no galpão do conjunto.