Semsa promove programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nesta quinta-feira, 31, no bairro Jardim Felicidade, ação com atividades para chamar a atenção para os prejuízos que o cigarro pode causar à saúde e como buscar ajuda para enfrentar o vício. Durante toda a manhã, foram feitos 166 atendimentos, entre testes rápido, exame de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, palestras, atividade física e distribuição de kits de higiene bucal e preservativos.

 

Atualmente, a Semsa oferece tratamento para tabagismo em doze Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O programa iniciou em 2015 e hoje possui 150 profissionais treinados, entre médicos, enfermeiros e psicólogos. “O município de Macapá é o único no estado que oferece o tratamento. Até o fim deste ano, nossa meta é implantar em todas as nossas UBS’s o Programa de Tabagismo, ampliando assim possibilidade de que mais pessoas consigam o tratamento adequado”, explicou a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Tatiana Vidal.

 

O motorista Manoel Nunes, 61 anos, iniciou recentemente o tratamento e disse que se sente disposto a deixar o vício. “Comecei a fumar aos 14 anos de idade, e tenho fumado cada dia mais, e isso me faz querer parar. Aqui, em meio a tanta gente, e com o acompanhamento da equipe do programa, tenho certeza que vou conseguir me livrar desse vício. Sei que não será fácil, mas não desistirei”.

 

De acordo com o relatório da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 12% da população de Macapá é fumante, 9% são homens e 3% mulheres. Destes, 2% fumam mais de 20 cigarros por dia.

 

Os interessados em parar de fumar podem procurar as unidades Marabaixo, Leozildo Fontoura, Raimundo Hozanan, São Pedro, Perpétuo Socorro, Pacoval, Infraero II, Infraero I, Pedrinhas, Pedro Barros, Novo Horizonte e Policlínica, na Unifap. Para fazer o cadastro, o paciente deve apresentar carteira de identidade e comprovante de residência.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa