Semsa promove capacitação de vacinação para profissionais do Programa Saúde na Escola

Profissionais receberam orientações sobre as melhores estratégias de imunização, tendo como meta aumentar a cobertura vacinal na capital

Por Giovane Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Capacitação de vacinação foi realizada nesta terça-feira, 14, para profissionais do PSE | Foto: Renato Costa/ Semsa

Na manhã desta terça-feira (14), profissionais da atenção básica do Programa Saúde na Escola (PSE) participaram de capacitação voltada para vacinação. O treinamento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de aprimorar os conhecimentos das equipes de saúde sobre as práticas de aplicação de imunizantes.

O PSE é um projeto em parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação (Semed), que busca levar para as escolas serviços e orientações sobre a saúde. As capacitações buscam multiplicar o conhecimento para os profissionais da atenção básica sobre as melhores práticas de vacinação, para assim serem replicadas nas escolas da capital.

Joicilene Alves, de 40 anos, é enfermeira do município e esteve presente na capacitação para ampliar seus conhecimentos sobre as práticas de imunização. “O conhecimento que estamos recebendo será colocado em prática nas visitas que aconteceram nas escolas. É importante, pois vamos atualizar as cadernetas dos alunos, e assim, aumentar o número de imunização do município”, pontuou a enfermeira.

Treinamento para melhor desenvolvimento do PSE | Foto: Renato Costa/ Semsa

A capacitação faz parte do planejamento da campanha Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV) que articula medidas para aumentar o número de imunização do estado. A qualificação faz parte do cronograma que iniciou no 1º encontro realizado com o apoio da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no dia 14 de setembro, na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

“Precisamos que essas crianças estejam com a caderneta atualizada para evitar o retorno de algumas doenças. Essa capacitação é uma medida para aumentar a cobertura vacinal de forma eficiente”, explicou Celeomar Brito, diretora de imunização do município.

*Giovane Brito – estagiário sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde