Semsa faz atualização vacinal na zona rural

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fez na terça-feira, 24, atualização vacinal nas comunidades de Ilha Redonda, Torrão do Matapi e Km-9. Foram atualizadas as cadernetas de vacinação de crianças menores de cinco anos, assim como de adolescentes entre 9 e 15 anos de idade.

 

Para menores de cinco anos, foram ofertadas onze vacinas como BCG, hepatites A e B, tríplice viral, tetra viral, febre amarela e poliomielite. Já para adolescentes entre 9 e 15 anos, foram disponíveis as vacinas contra difteria e tétano, febre amarela, hepatite B, HPV e tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.

 

Para a atualização, os profissionais da Estratégia Saúde da Família de Ilha Redonda avaliaram a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso. A atividade contribui na redução da incidência de doenças imunopreveníveis e mantém eliminadas ou erradicadas doenças como a poliomielite e febre amarela. Em 2016, o Ministério da Saúde (MS) incluiu os adolescentes na campanha por ser um dos grupos prioritários que mais apresentam resistência a se vacinar.

 

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária, a participação da população é fundamental para que o maior número de pessoas seja vacinado. “É importante que os pais levem seus filhos aos locais estipulados pelas equipes de saúde. Doenças que não têm cura devem ser prevenidas e a única forma é com a vacinação”.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa