Seminário discute práticas e medidas preventivas no combate à sífilis

A Prefeitura de Macapá realizou nesta quarta-feira, 28, o I Seminário de Prevenção e Combate à Sífilis. Com o intuito de incentivar o debate sobre as medidas preventivas, diagnóstico e o tratamento da doença, o evento reuniu mais de 500 profissionais da atenção básica do município.

A coordenadora do projeto de resposta à sífilis do Ministério da Saúde, Juliana Uesono, falou da satisfação de contar com o envolvimento tão grande do público. “Nosso trabalho é em prol da população, e quem os atende, na ponta, são os municípios. Por isso os elegemos como prioridade para o bom desenvolvimento do projeto de resposta rápida a sífilis. Nosso papel como facilitadores é mostrar os meios de enfrentamento para que os gestores possam melhorar os índices da doença nos municípios”.

 

Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde oferece gratuitamente em toda a rede de unidades básicas testes rápidos para o diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites virais, uma maneira importante de conseguir detectar precocemente casos novos. “Conseguimos notificar, temos o exame e o tratamento, tudo o que o Município precisa para melhorar os índices. O seminário veio para dar um ‘start’ em uma série de atividades para tornar Macapá município livre da sífilis”, comentou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli. 

 

“Esse tipo de curso amplia nossos conhecimentos de modo que passamos a ofertar o serviço informando melhor a população, e orientando quanto à realização do mesmo, alertando para a importância de um diagnóstico cada vez mais cedo e a busca de tratamento adequado o quanto antes para os casos positivos”, ressaltou a enfermeira Elen Silva. 

 

Também participaram do evento o vereador Rodrigo, a supervisora do projeto de resposta à sífilis do Ministério da Saúde, Thereza Cristina, o chefe do Núcleo de Transmissão Vertical, Lino Neves e o apoiador local do projeto de resposta à sífilis, Sandro Mendes. 

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

Fotos: Nayana Magalhães