Semas promove 2° feira de empreendedorismo do Cras Simpatia

Artigos artesanais, peças e plantas decorativas foram expostos na feirinha a fim de estimular a geração de renda e impulsionar o empreendedorismo local

Por Aline Silva* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Feirinha do Cras Simpatia | Foto: Nágila Rocha/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Simpatia, realizou nesta sexta-feira (03), a 2ª feira de empreendedorismo para a comunidade do bairro da Fazendinha, desenvolvida por famílias assistidas e pela equipe técnica da unidade. 

Os itens vendidos na feirinha são confeccionados por artesãs do Cras, que desenvolveram as habilidades durante as oficinas disponibilizadas pela gestão. As peças variam entre tapetes, bonecas, acessórios em crochê e plantas ornamentais, com preços acessíveis conforme os gastos utilizados durante a confecção. 

A feirinha tem o objetivo de proporcionar às famílias, além da renda extra, um espaço para  trocas de aprendizados, para estimular o desenvolvimento empreendedor para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Maria de Nazaré Brito Gomes, 78 anos, é artesã do Cras e assistida pelo centro há dois anos. A aposentada conta que, através da unidade, ela pode ter a oportunidade de aprimorar as confecções e aumentar o faturamento durante as vendas.

“Essa feira é uma porta que o Cras abriu para a gente. Antes de eu entrar aqui, não tinha chances e nem expectativas de atribuir o artesanato como fonte de renda, e agora, com a ajuda da equipe, eu vendo meu artesanato e consigo tirar dele um dinheirinho que é um apoio a mais nas minhas despesas”.

Darliene Bastos, coordenadora do Cras Simpatia, disse que ficou feliz com a evolução da feirinha que, nesta segunda edição, contou com um quantitativo a mais de artesãs. “A segunda feirinha superou nossas expectativas, pois contamos com mais usuárias e assim conseguimos ajudar e auxiliar o máximo de pessoas que precisam destas vendas e nosso objetivo é incentivar essas famílias no crescimento profissional”.    

Mayla Carvalho, secretária municipal de Assistência Social, parabenizou a equipe pela organização da feira, acompanhou as artesãs durante as vendas e aproveitou para adquirir algumas peças. “É com muita satisfação que venho prestigiar a segunda feirinha do Simpatia. É lindo assistir à felicidade das artesãs, que com ajuda do Cras desenvolvem itens belíssimos com materiais sustentáveis”.   

Veja mais fotos