Semana pela Visibilidade das Pessoas Trans começará nesta segunda, 27

Oferecer a funcionários públicos da assistência social, saúde e Guarda Civil Municipal capacitação para proporcionar atendimento à população trans, baseado na dignidade da pessoa humana e promoção do respeito à diversidade é o objetivo da 1ª Semana Municipal pela Visibilidade das Pessoas Travestis e Transexuais, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, com o tema “Se plantarmos respeito, colheremos dignidade”.

O evento dará visibilidade às populações historicamente excluídas no contexto da sociedade, por meio de ações socioeconômica, cultural e turística. Deste modo, a programação reunirá cursos de capacitação para agentes públicos, palestras que discutirão políticas públicas de segurança para população LGBT+ e as legislações que garantem os direitos e proteção desta população.

 

Na oportunidade, o evento promoverá a inclusão socioeconômica de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, por meio da Feira Empreendedora LGBT, com a proposta de criar ferramentas, programas e recomendações que ajudem pessoas LGBT+ a sair da situação de pobreza. Também serão prestados serviços de fonoaudiólogo, psicológico, médico (clínico geral), teste rápido, triagem, vacinação, distribuição de preservativos e emissão de Carteira Tans 1ª via (para este caso será necessária certidão original e duas fotos ¾) e Cartão do SUS.

 

As atividades dos dias 27 e 28 acontecerão nos turnos da manhã e tarde, no auditório central da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). E, em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, o evento encerrará com programação cultural na Praça Veiga Cabral, reunindo performances, discotecagem, música ao vivo e apresentação da Escola de Samba Piratas Estilizados. 

 

Serviço

Dias: 27, 28 e 29 de janeiro

Hora: 8h às 12h e das 14h às 18h

Locais:

Auditório Central da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) – 27 e 28/01

Praça Veiga Cabral – 29/01

 

Sávio Almeida

Assessor de comunicação/Semast