Semana da Amazônia: oficina de cosméticos naturais aborda uso de receitas caseiras com matérias-primas da região

Fotos: Rafael Oliveira

A oficina “Cosméticos naturais para uso pessoal” aconteceu na tarde desta sexta-feira, 4, no Bioparque, como parte da programação da Semana da Amazônia. A qualificação foi ofertada totalmente gratuita e atraiu muitos participantes.

Durante as aulas teóricas e práticas, oficineiros puderam conhecer os diferentes processos e formulações sobre o preparo de sabonetes, máscaras esfoliante, facial e de argila, hidratante corporal, pomada, demaquilante, esfoliante e tônico facial. Tudo feito de forma caseira e com elementos da região Amazônica, tais como óleos, azeite, café, ervas naturais, legumes, argilas, mel, açúcar, entre outros.

A cosmetóloga Fabrícia Monteiro da Silva foi a palestrante. Ela abordou diferentes alternativas para a higiene e manutenção da pele e do cabelo. “O que estamos fazendo aqui é uma demonstração de que é possível utilizar produtos caseiros do dia a dia que temos em casa para cuidar da pele e do cabelo”, observou.

Ela disse que todas as formulações, até mesmo as industrializadas, começam como primárias. “Nossas fórmulas com produtos caseiros e naturais funcionam e são comprovadas cientificamente”, garantiu. A proposta da oficina foi apresentar fórmulas naturais com propriedades terapêuticas que vão auxiliar no bem-estar corporal. Os cosméticos naturais são amplamente difundidos no mercado, porque são produtos fabricados de modo convencional, mas que possuem em sua formulação uma porcentagem de ingredientes naturais.

Ainda durante o curso, os participantes puderam conhecer as receitas e adquirir conhecimento para criar suas próprias fórmulas, de acordo com suas necessidades. Além disso, foram passados conhecimentos básicos e os benefícios dos cosméticos naturais comparados aos produtos industrializados.

Caio Chrystovan participou da oficina e achou tudo muito interessante. “Atualmente, existe uma tendência para novos hábitos naturais, com foco no desenvolvimento sustentável para evitar a degradação do meio ambiente. Oferecer essa oficina à comunidade foi uma boa iniciativa do Bioparque da Amazônia. Daqui para a frente só vou querer usar produtos naturais”, disse.

No fim, cada aluno ganhou uma amostra do que foi ensinado e produzido na oficina.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Volnei Oliveira

Assessor de comunicação