Em Macapá, alunos participam de ação de saúde em alusão a Semana da Alimentação Saudável

Programação aconteceu nas escolas municipais AEIOU e Pequeno Príncipe.

Por Bruno Monteiro - Secretaria Municipal de Saúde

Serviços nutricionais e odontológicos foram realizados durante a programação | Foto: Bruno Monteiro/PMM

Ter uma alimentação saudável é essencial para a saúde. Por isso, a Prefeitura de Macapá em parceria com o Governo do Estado do Amapá realizou a Semana da Alimentação Saudável. O encerramento da programação aconteceu nesta quarta-feira (6) nas escolas municipais AEIOU e Pequeno Príncipe.

Durante a ação, foi ofertado serviços de saúde, como teste de glicemia, verificação de pressão arterial, vacinação, além de suplementação de vitamina A e orientação nutricional. A equipe de odontologia realizou profilaxia e apresentou um teatro, que animou as crianças, para falar sobre a importância da saúde bucal. A programação também contou com o apoio de acadêmicos da Faculdade Estácio Amapá.

Ação contou com suplementação de vitamina A | Foto: Bruno Monteiro/PMM

“Na programação, realizamos uma avaliação antropométrica para saber o nível nutricional de cada aluno e, se apresentou um valor baixo, encaminhamos ao nutricionista da UBS mais próxima da residência deles. Também orientamos os pais e alunos sobre a importância da alimentação saudável para fortalecimento da imunidade e para ajudar no crescimento da criança”, detalha a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fatrícia Olenes.

“Vim para aferir pressão e completar as vacinas do meu filho. Consegui também acompanhar o nível nutricional e, ainda bem, que suplementação de vitamina A, responsável pela imunidade, está ok”, diz José Joaquim de Brito, de 56 anos, pai do aluno José Emanuel dos Santos.

Ana Gabriele, 26 anos, é mãe de Antonela Maia, de 5 anos, e falou sobre os atendimentos ofertados. “Consegui atendimento nutricional com a suplementação de vitamina A, além disso, ainda consegui vacinar minha filha. Essa atividade realizada é extremamente importante”, ressalta.