Secretaria de Saúde de Macapá reforça orientação à equipe médica do município acerca do Covid-19

A Secretaria de Saúde de Macapá reforçou com a equipe médica do município orientações sobre o Covid-19, nesta quarta-feira, 18. No dia 6 deste mês, foi apresentado aos médicos o protocolo de atendimento aos pacientes com sintomas do Coronavírus. Devido à grande rotatividade de informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, o direcionamento é necessário para aprimorar a assistência aos casos suspeitos.

Desde o início de março, a Secretaria de Saúde havia apresentado o fluxo de atendimento a casos suspeitos de Coronavírus. O novo direcionamento é necessário para consolidar informações fornecidas pelo Ministério da Saúde. “Como o protocolo de atendimento apresenta mudanças, os médicos precisam renovar os dados demonstrados. É importante que toda equipe médica esteja trabalhando em conexão em cada Unidade Básica de Saúde”, explicou Anderson Walter, médico da Vigilância Epidemiológica de Macapá.

 

A reunião também tratou sobre o preenchimento das fichas de notificações dos casos suspeitos e prováveis de Covid-19, fornecidas pelo Ministério da Saúde. “Os médicos devem preencher a ficha corretamente com os mais de 30 pré-requisitos para poder diagnosticar o paciente atendido. Após esta avaliação é que o médico poderá dar o diagnóstico final e incluir ou não como um caso suspeito nos dados do Ministério da Saúde”, explicou o médico.

 

Segundo Anderson Walter, o reforço das informações junto à equipe médica poderá ocorrer mais vezes, pois o protocolo é rotativo. “Desde que o Ministério da Saúde iniciou a inclusão de casos suspeitos no sistema nacional, foram incorporados novos dados nas fichas de notificações. Desta forma, o aprimoramento será necessário cada vez que mudanças significativas forem inclusas”, informou.

 

Clauriana Costa

Assessora de comunicação/Prefeitura de Macapá