Secretaria de Saúde de Macapá inicia primeiro ciclo do LIRAa deste ano

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia nesta terça-feira, 10, o primeiro ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. O levantamento é feito pelos agentes de endemias e considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle das endemias causadas pelo Aedes e que serão adotadas pelo Município, possibilitando assim o planejamento das ações de prevenção, além de identificar os bairros onde há um número maior de focos de criadouros do mosquito.

 

O LIRAa acontecerá em todos os bairros da capital de 10 a 16 de janeiro. Cada bairro é dividido em extratos, onde é feita a coleta de amostras, que possibilitam classificar os locais em baixo, médio e alto risco de infestação do mosquito. Com a conclusão do ciclo, novas ações de combate e controle do transmissor da dengue, febres amarela e urbana, chikungunya e zica vírus serão executadas durante todo o ano.

 

Em 2016, o Programa Municipal de Combate à Dengue desenvolveu mais de 60 campanhas de combate ao mosquito, além do trabalho de rotina desenvolvido pelos agentes de endemias. No total, 333.656 visitas domiciliares foram feitas em toda a capital. Desse total, 3.543 apresentaram foco do mosquito. A maioria (53%) dos criadouros foi encontrada no lixo doméstico.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa