Saúde: Moradores do Macapaba recebem ação de testagem de ISTs

Testagem foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

Por Giovane Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Testes rápidos são feitos em todas Unidade Básicas de Saúde do município |Foto: Renato Costa/Semsa

Na terça-feira (14), o Centro Comunitário do Conjunto Habitacional Macapaba I, localizado na Zona Norte da capital, sediou uma ação de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A testagem foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o intuito de conscientizar os moradores da região sobre a importância dos cuidados com a saúde sexual.

A técnica de enfermagem Priscilla Cristina Ribeiro, aproveitou para fazer o teste rápido e atualizar a caderneta de vacinação.

“Facilitar o acesso a esses serviços de saúde é uma ótima iniciativa. O teste rápido, por exemplo, é uma forma de precaução no cuidado com a saúde. Muitas pessoas não fazem o teste com medo do possível resultado, mas é preciso entender que é uma forma de cuidado com o nosso corpo. Essa ação é uma forma de plantar a semente da conscientização”, pontuou.

O momento também contou com vacinação de Covid-19 e HPV destinados para meninas e meninos. Atendimentos com Psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais, também foram disponibilizados para população durante ação.

Maria Raimunda Santos utilizou da ação para vacinar seu filho, Rian Santos, de 12 anos, contra o HPV, e para receber atendimento dos profissionais de educação física. “Ações como essas são importantes para prevenção de doenças e é uma forma de cuidado com a nossa saúde e uma oportunidade para manter a caderneta de vacinação em dia”, contou a professora.

Ação busca conscientizar a população sobre a utilização de preservativos durante as relações sexuais para prevenção de possíveis ISTs. Também foi incentivado a necessidade de realizar com frequência os testes rápidos.

“Estamos ressaltando a importância desse cuidado com a saúde sexual. A população precisa compreender que fazer esses testes rápidos é uma forma de ter precaver contra infecções sexualmente transmissíveis, justamente para o tratamento ser precoce caso necessário”, conta a diretora do Departamento do Círculo De Vida, Larissa Moraes.

Para a população que tem interesse em realizar o teste rápido, basta procura as Unidades Básicas de Saúde do Município.

*Giovane Brito – Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde