Roda de samba no Mercado Central marca aniversário de 262 anos de Macapá

Em clima, ritmo e sabor de festa, o tradicional Mercado Central recebeu nesta sexta-feira, 31, um público expressivo durante as comemorações dos 262 anos de Macapá. A programação especial arrastou centenas de pessoas, que puderam se deliciar da culinária amapaense, atrações artísticas e exposição de telas referentes à Macapá antiga.

Na área interna do mercado, os visitantes puderam conhecer um pouco da Macapá por meio das telas de Wagner Ribeiro. A exposição foi uma justa homenagem do artista à cidade de antes, seus monumentos e cultura. “Expor por meio das telas Macapá de antigamente para as futuras gerações é minha forma de presentear Macapá pelos seus 262 anos”, disse o artista.

 

Quem visitou o espaço também pôde se deliciar da nossa culinária com um cardápio diferenciado e preparado especialmente para agradar todos os gostos. “Nesse dia atípico, decidimos fazer pratos especiais, além dos já vendidos, como vatapá e tacacá”, falou a empreendedora Maria Ester Araújo.

 

“Estamos desde cedo arrumando nosso bolo para atender os visitantes. Hoje, trouxemos bebidas, tira gostos e os mais variados pratos típicos”, falou Raimunda das Graças.

 

Programação artística

 

Na área externa do Mercado Central um palco foi montado para as atrações da noite. A roda de samba arrancou muito gingado e animação do público. Quatro artistas subiram ao palco para animar os visitantes e comemorar o aniversário de Macapá.

 

A cantora eclética Júlia Medeiros foi a primeira a se apresentar, incluindo no repertório a música “Doce Namorada”, de Nelson Chaves. “É uma canção linda, fala da cidade, da mãe natureza, fala do Amazonas, foi minha homenagem para Macapá”, disse.

 

Quem também passou pelo palco e agitou o público foi o cantor Jorginho do Cavaco. Com muito suingue e sambas tradicionais, encantou os visitantes. O pagode do Maradona se apresentou logo depois, mantendo a agitação da plateia, que ousou até chamar o vocalista para dançar em meio ao público.

 

O clássico repertório carnavalesco da banda Saca Rolha encerrou a festa de aniversário dos 262 de Macapá no Mercado Central. Entre confetes e serpentinas, marchinhas de carnaval das décadas de 80 e 90.

 

Segurança

 

A segurança do espaço, tanto da área interna quanto externa, e o trânsito ficaram por conta da Guarda Municipal e Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá.

 

Mônica Silva

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Henrique Silveira