Roda de conversa abre ‘Janeiro Branco’ no Centro Especializado em Reabilitação(CER)

Durante todo os mês de janeiro haverá atividades e momentos destinados para os servidores do CER

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Roda de conversa foi a primeira atividade, de uma séries de ações que serão desenvolvidas ao decorrer do mês de janeiro para os servidores do CER | Foto: Renato Costa

Nesta sexta-feira (6) os servidores do Centro Especializado em Reabilitação(CER) estiveram participando de uma roda de conversa com a temática burnout e depressão. A atividade deu início às programações do Janeiro Branco no Centro, que vai promover durante todo esse mês ações e atividades voltadas para os funcionários e colaboradores que atuam no local. 

O intuito é promover uma maior atenção e autocuidado com a saúde mental daqueles que estão diariamente cuidando da saúde dos pacientes e usuários do CER. A conversa tratou sobre as principais características do transtorno de depressão e da síndrome de burnout, orientando o que se deve fazer, como buscar o tratamento correto e a quais profissionais recorrer. Também os participantes puderam dialogar e tirar suas principais dúvidas. 

O momento foi ministrado pela psicóloga do CER, Ligiane Costa, que ressaltou a importância do momento para o bem-estar e cuidado da saúde mental desses profissionais.

“Cuidamos muito aqui dos nossos pacientes e nós, profissionais, ficamos um pouquinho assim de lado. E essa programação ela vem trazer esse olhar de que a gente precisa se olhar, que eu preciso ter essa atenção pra mim,  preciso cuidar da minha saúde mental, eu preciso cuidar da minha saúde física e emocional. Então essa programação traz esse olhar para o profissional”, disse a psicóloga.

Quem participou dessa primeira atividade foi a enfermeira Patrícia Ribeiro, de 42 anos, que reforçou a importância da programações, voltada aos profissionais da área. 

“Essa programação é muito importante para todos os profissionais que lidam com carga emocional e pressão. Vejo isso como forma de somar, melhorar e repensar o que estou precisando ou se posso ajudar outras pessoas a procurarem um profissional para cuidar da saúde mental”, disse Patrícia.

Além de rodas de conversas, está dentro dessa programação ações de escuta terapêutica e atividade física com educador físico e fisioterapeuta.

Janeiro Branco

Criada em 2014, a campanha nacional do Janeiro Branco tem como intuito atrair atenção do público para a importância do cuidado da saúde mental. O mês de janeiro foi escolhido por ser justamente o primeiro mês do ano, no qual as pessoas estão refletindo e planejando sobre a vida e as ações para o novo ano e a cor branca foi escolhida por simbolizar  “folhas ou telas em branco”, representando assim a possibilidade de escrever histórias, projetos e sonhos. 

Rafaelli Marques* – Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde