Representantes da UFPA fazem visitação às escolas do município de Macapá

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) estiveram em Macapá durante dois dias para debater a educação municipal com técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A visita teve início na quinta-feira, 27, com reunião interna, e terminou na sexta, 28, com visitação nas escolas da capital. A equipe da UFPA veio até a cidade para apresentar também uma proposta de parceria entre Município e instituição para realização de um curso de mestrado profissionalizante, que poderá capacitar ainda mais profissionais da rede municipal para os anos iniciais do ensino fundamental.

Após reunião técnica para apresentação dos números do município, realidade das escolas e profissionais da educação, além dos projetos desenvolvidos atualmente na Rede, os pesquisadores do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMC) visitaram duas escolas do município, a primeira, Escola Goiás, foram apresentados os projetos escolares de destaque como os defensores ambientais, esportivos, contra a evasão escolar, entre outros. A escola, localizada no distrito do Coração, existe há 50 anos e é tida como escola-campo, ela apresenta um desempenho de excelência dentre as escolas da capital, atendendo mais de 400 estudantes entre ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos. 

 

Tamanho sucesso, segundo o diretor da escola, Belcivaldo de Matos, acontece por conta da integração entre comunidade, escola, alunos e gestão. “A escola precisa ter sua própria identidade, independente da gestão, o gestor é quem precisa se adequar ao ambiente e isso faz com que cresçamos de maneira tão comunitária e responsável”, relatou Belcivaldo. Na Escola Maestro Miguel, a apresentação dos projetos e atividades das escolas mostrou a realidade dos estudantes e o que está sendo feito em busca de melhorias na segunda maior escola do município que atende em torno de 1.200 crianças nos três turnos.

 

“Vemos o empenho da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o olhar diferenciado, não apenas como uma instituição política, mas principalmente cidadã. E o que nos chama a atenção é que a nossa proposta de parceria não é apenas teórica, mas pensada de acordo com a realidade das escolas e hoje conhecemos um pouco mais do ambiente, das pessoas, desse espírito que faz a escola”, apontou a coordenadora do IEMCI, Isabel Lucena. 

 

Para a subsecretária de Educação, Francisca Oliveira, as apresentações são resultados de um direcionamento adotado por todos rumo ao crescimento e maior qualidade de ensino na capital. “Sentamos com a equipe da Semed e pensamos no processo de ensino aprendizagem, infraestrutura, integração da família e o resultado disso tudo é a inclusão de todas essas esferas, das crianças, o envolvimento completo de todos, equipe, comunidade e estudantes, tudo isso nos possibilita essa experiência exitosa que temos aqui é o que temos que compartilhar, expandir”, disse. 

 

A proposta apresentada pela UFPA contempla o aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional do ensino fundamental – anos iniciais, para atender os profissionais e capacitá-los para que mais resultados positivos e qualificantes sejam alcançados na educação municipal. 

 

Assessoria de Comunicação/Semed