Reinserção social: cursos de trufas, ovos de Páscoa e design de sobrancelhas incentivam mulheres à independência financeira

Programação iniciou na segunda-feira, 20, no Projeto Liberdade Cidadania, e segue até sexta-feira, dia 24 de março

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos - SMDH

Brenda Cristina disse que capacitações são fundamentais para o seu retorno ao mercado de trabalho com dignidade I Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Brenda Cristiane, de 42 anos, é mãe de duas jovens e também é avó, ela conta que escolheu o curso de trufas e ovos de páscoa porque quer aproveitar o tempo festivo que está bem próximo, para ganhar uma renda a mais. Ela é uma das participantes do curso de trufas e ovos de páscoa promovido pela Prefeitura de Macapá, no Projeto Liberdade e Cidadania, iniciado na segunda-feira (20) e que segue até a sexta-feira (24).

“Infelizmente, pessoas lá fora nos criticam por querermos nos ressocializar, e hoje, aqui, a gente vê positivamente que também há pessoas que querem nos ajudar. Por isso é muito importante este curso, que veio para nos empoderar e a empreender. Eu vou aproveitar o tempo da páscoa pra fazer ovos e trufas para vender. Eu agradeço a prefeitura pela oportunidade de aprender”, agradeceu.

A participante conta que a iniciativa do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) é muito importante porque promove a ressocialização das mulheres à sociedade, para o retorno ao mercado de trabalho com dignidade.

As equipes do CRAM ministram as aulas de produção de trufas e ovos de páscoa. Já designer de sobrancelhas conta com o apoio técnico da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).

Socorro Marques, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, destacou a pertinência da capacitação para o processo de tranformação dessas mulheres, com a promoção do respeito e fortalecimento feminino.

Socorro Marques destaca que essas mulheres podem estar aonde elas quiserem com dignidade e qualificação empreendedora | Foto: Maison Brito / PMM

“Estamos no mês de março empoderando essas mulheres para saírem do ciclo de violência as quais muitas ainda sofrem. Estamos com as integrantes do projeto Liberdade Cidadania porque, enquanto gestão municipal, acreditamos que elas podem estar aonde elas quiserem, com dignidade e qualificação empreendedora”, destacou a coordenadora.

O projeto social atende 160 reeducandos egressos do sistema prisional, com intuito de resgatar pessoas que estão em fase de vulnerabilidade social e colocar este cidadão no mercado de trabalho. Na capacitação, mais de 30 mulheres foram inscritas.

Assistente Social Priscila ressalta a essencialidade do curso que fomenta o empreendedorismo | Foto: Maison Brito / PMM

Priscila Lima, assistente social do projeto Liberdade e Cidadania, e do Conselho de Execução Penal, agradeceu a parceria da prefeitura por meio da qualificação profissional, que visa resgatar essas mulheres que tentam se recolocar à sociedade.

“Esses cursos ofertados pelo CRAM e pela Semtradi são fundamentais para a valorização da autoestima do público feminino”, concluiu a assistente.

Fotos: Maison Brito e Adevaldo Cunha