Projeto Samuzinho faz blitz educativa para sensibilizar motoristas sobre prática de trote

Crianças do projeto Samuzinho fizeram blitz educativa no bairro Jesus de Nazaré, no fim de semana. A finalidade foi sensibilizar motoristas para o perigo de trotes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A atividade celebra o fim do ano letivo para essa turminha, que durante 12 meses aprenderam noções de primeiros socorros, dentre outros procedimentos.

O projeto, que iniciou em 2016, oferece vagas para crianças de 5 a 10 e vem ganhando corpo a cada edição. Hoje, as crianças, além de serem conscientizadas a não passar trotes, também aprendem noções de ética e cidadania. “A proposta inicial era sensibilizar elas sobre os transtornos que o trote causa no serviço de emergência, e a cada ano fomos ampliando nossas atividades. Quando o projeto iniciou, o 192 registrava cerca de 30 mil trotes anuais. Em 2018, foram registrados 18 mil. Uma boa redução, mas que ainda está longe de ser ideal. Por isso, é importante continuar reforçando esse trabalho com as crianças”, informou o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Semsa, Donato Farias.

 

Com a conclusão dos 12 meses de curso, um novo processo de seleção para o projeto se inicia. Primeiro para monitores, que terão de 26 a 29 de março para fazer inscrição. Após a seleção deles, o processo abre para a inscrição das crianças, que devem estar devidamente matriculadas nas redes de ensino público ou privado e possuir a caderneta de vacinação atualizada. 

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa