Projeto piloto de coleta seletiva é implantado no Residencial Jardim Açucena

Os mais de 6 mil moradores do Residencial Jardim Açucena, localizado no bairro Cuba de Asfalto, no Novo Buritizal, recebem o primeiro projeto piloto de coleta seletiva de Macapá. O local está todo preparado, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Coordenado pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), o projeto é o primeiro de Macapá a ser executado em um habitacional.

 

Além da estrutura física do contêiner, a coleta seletiva conta com três carrinhos coletores. Assim como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos sobre a segregação dos resíduos na fonte, no habitacional há a separação para lixo seco, como plásticos, metais e vidro; e o lixo orgânico, os resíduos de banheiros e cozinha.

 

“Estamos fazendo um trabalho educativo para a mudança dessa concepção de separação. Os próprios moradores farão essa separação e esse lixo irá para o contêiner discriminado em plásticos, vidros, metais e orgânicos”, explica o secretário de Manutenção Urbanística, Claudiomar Rosa.

 

O projeto piloto conta com a parceria da Associação de Catadores do Amapá (Acam), que irá recolher o material. A meta é levar os resíduos, já separados, para o aterro sanitário. “Nunca tivemos uma coleta como manda a lei, e aqui será o ponto inicial. Contaremos com o apoio da Semur e esperamos a ajuda da população também”, diz o presidente da Acam, Artuzias Manoel de Souza.

 

Para o secretário Claudiomar Rosa, esse é um momento único para Macapá. “Esse é o primeiro projeto piloto de coleta seletiva em habitacional. É uma mudança de concepção e educação, mas, acima de tudo, é pensar a cidade em longo prazo, gerando emprego e sendo sustentável”, defende.

 

Cássia Lima

Assessora de comunicação/Semur