Profissionais da Saúde são capacitados para definirem estratégias de ampliação da cobertura vacinal em Macapá

Capacitação está em seu terceiro encontro e busca disseminar o conhecimento para os profissionais da saúde que atuam na linha de frente da vacinação

Por Giovane Brito - Secretaria Municipal de Saúde

capacitação para enfermeiros do Estado| foto: Renato Costa/ Semsa

Enfermeiros da rede municipal participaram nesta sexta-feira (3) de uma capacitação realizada pela Fiocruz, em parceria com o projeto “Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV)”, que teve como foco orientá-los a criarem estratégias que possam aumentar a cobertura vacinal em Macapá e fortalecer a assistência em Saúde.

A capacitação foi voltada a profissionais dos 16 municípios. O encontro ocorreu num hotel localizado no Centro da capital, com a oferta de oficinas, dinâmicas em grupos e simulações de casos de cadernetas de vacinações em atrasos.

Os profissionais terão a missão de encontrar soluções efetivas para essas problemáticas, algo que comumente é encontrado no cotidiano desses agentes de saúde.

A manhã contou com dinâmicas entre os profissionais | Foto: Renato Costa/ Semsa

Tamilly Picanço, 27 anos, enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pantanal, localizada na Zona Norte de Macapá, acredita que essas oficinas serão de grande ajuda para melhorar os quadros de vacinações do município.

“A capacitação tem como foco beneficiar a população e melhorar a assistência à saúde. Agora, meu dever é passar esse aprendizado para minha equipe e para assim batermos a meta de imunização do município”, conta a profissional.

É o terceiro encontro para os profissionais da saúde, com o objetivo de entender os problemas que eles passam nas suas realidades. O primeiro encontro aconteceu no dia 14 de setembro na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

“A Programação organizada pela Fiocruz, busca capacitar profissionais de todo o estado e multiplicar esse conhecimento. Fechamos o Ano sem bater nossa meta, por isso começamos o trabalho de uma forma bem acelerada, com o objetivo de alcançamos essa cobertura vacinal em 2023”, conta a coordenadora municipal de Imunização, Celeomar Brito.

As vacinas são disponibilizadas em todas as UBSs do município. Os documentos necessários para receber os atendimentos são: documentos de identificação, cartão do Sus e a carteira de vacinação. Para a vacinação de crianças é necessário o documento de identificação dos responsáveis.

Giovane Brito* Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde