Projeto Cidade Verde: Samaúma de 5 metros é plantada no Habitacional Macapaba

Iniciativa faz parte plano de valorização ambiental do município. Pontos estratégicos da cidade recebem a planta

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação

Plantio da Samaúma aconteceu na rotatória do Habitacional Macapaba | Foto: Rogerio Lameira/PMM

Nesta terça-feira (31) a Prefeitura de Macapá realizou o segundo plantio de uma árvore da espécie Samaúma. Essa é uma continuidade do projeto Cidade Verde iniciado no último dia 26, com o plantio no CEU das Artes da Zona Sul. Dessa vez, a atividade aconteceu no habitacional Macapaba, na Zona Norte da cidade.

A ação integra a iniciativa de valorização ambiental do município, que planta Samaúmas em pontos estratégicos da cidade.

O exemplar foi transportado em um caminhão do Horto Municipal até o Conjunto Macapaba. A árvore de 5 metros foi adquirida pela Prefeitura, em um trabalho envolve as secretarias de Meio Ambiente (Semam), Agricultura (Semag), Mobilização e Participação Popular (Semmopp).

A moradora do habitacional, Kelly dos Santos, acompanhou com entusiasmo o plantio da árvore. Ela conta que vê na iniciativa algo positivo para deixar o local mais verde.

“Me sinto muito feliz em ver que estamos sendo contemplados e recebendo essa árvore linda que representa nossa Amazônia. Sair de casa e ver o nosso Macapaba ficando mais verde e bonito me enche os olhos”, comentou.

Em 4 anos, a meta é que sejam plantadas 20 mil árvores, de diferentes tipos, por toda a capital, conforme o Plano de Arborização da gestão do prefeito Dr. Furlan.

A Samaúma é uma árvore de grande porte, que pode atingir mais de 80 metros quando desenvolvida. De enorme importância para a Amazônia, tem uma relação especial com Macapá e figura como um dos símbolos do município.