CEU das Artes Zona Sul ganha Samaúma de 8 metros; plantio faz parte da política de arborização da Prefeitura de Macapá

Plantio da 'Árvore da Vida' integra as ações de valorização ambiental para a capital

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Plantio da Samaúma reuniu esforços de diversas secretarias municipais | Foto: Leandro Lennon/PMM

Quem passa pelo Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) da Zona Sul percebe que o lugar ganhou uma nova moradora. Ela ainda é jovem, em processo de crescimento, mas já ultrapassa 8 metros e desponta as primeiros galhos e folhagens verdes. É uma árvore de Samaúma, plantada pela Prefeitura de Macapá nesta quarta-feira (25).

A espécie é uma das mais importantes da flora brasileira, conhecida popularmente como “Árvore da Vida”, a Samaúma no CEU das Artes é mais que simbólica, pois representa o compromisso da gestão municipal em arborizar a cidade. Em 4 anos, a meta é que sejam plantadas 20 mil árvores por toda a capital, de diferentes espécies.

A Samaúma é uma árvore de grande porte, que pode atingir mais de 80 metros quando desenvolvida. De enorme importância para a Amazônia, tem uma relação especial com Macapá, sendo um dos grandes símbolos do município.

De acordo com a subsecretária municipal de Meio Ambiente, Alana Soares, a samaúma foi escolhida justamente por ser uma das grandes representantes do bioma amazônico.

“O objetivo do plantio é melhorar o paisagismo da nossa cidade, a arborização urbana, deixar nossa cidade mais verde e mais bonita. Com essa iniciativa, Macapá continua cumprindo o plano de arborização municipal, que propõe melhorias para toda a população”, destacou a subsecretária.

Subsecretária municipal de Meio Ambiente, Alana Soares, e o coordenador do CEU das Artes zona sul, Dinho Absoluto | Foto: Leandro Lennon/PMM

O local de destaque da Samaúma no CEU das Artes também possibilita que ela seja aproveitada para funções educativas e recreativas. Dinho Absoluto, coordenador do Centro da Zona Sul, conta que a comunidade já anseia pelo crescimento da árvore.

“A Samaúma é histórica no Amapá. Além disso, vai ser um local para trazer a família, fazer um piquenique e dar todo um novo visual para o CEU das Artes. Iniciativas ambientais são sempre muito importantes”, pontuou o coordenador.

A árvore foi adquirida pela prefeitura em um esforço que envolveu diversas secretarias: Meio Ambiente (Semam), Agricultura (Semag), Mobilização e Participação Popular (Semmopp), entre outras. O plano é que outras Samaúmas sejam plantadas na cidade.