Projeto “Anjos da Guarda” é lançado no Residencial São José

A Coordenadoria de Habitação de Macapá, em parceria com a Guarda Civil Municipal, lançou na quarta-feira, 5, o Projeto “Anjos da Guarda”, que tem como objetivo executar ações socioeducativas junto à comunidade do Residencial São José. O projeto visa contribuir para a formação ética e moral resgatando os valores sociais, que constroem e ajudam no convívio em sociedade.

O “Anjos da Guarda” contemplará 60 adolescentes entre 11 e 15 anos, todos devidamente matriculados nas redes municipal e estadual de ensino. O projeto também agrega valores e princípios, para que os jovens possam estar comprometidos e sejam transformadores e multiplicadores de sua realidade social.

O projeto funcionará no Residencial São José nos turnos da manhã e tarde. Serão desenvolvidas várias atividades, entre elas acompanhamento escolar, noções de primeiros socorros, educação para o trânsito, ética e civismo, combate a incêndio, educação ambiental, antidrogas, sexual e religiosa, informática, educação à cidadania, jogos, recreação e curso de artesanato.

Para a adolescente Lais Farias, 13 anos, o projeto será muito bom para que ela possa adquirir responsabilidade e conseguir ser disciplinada. “Estou ansiosa para começar logo, vou aprender a ser responsável e ter disciplina”. O coordenador do “Anjos da Guarda”, inspetor Jeziel Cordeiro, destacou que o projeto existe desde 2009 no distrito de Fazendinha. “Ele surgiu das rondas que eram feitas pela Guarda Municipal, onde era comum ocorrência que envolvia adolescentes. Essa foi uma forma de ocupá-los. Mais de 400 pessoas já fizeram parte desse projeto”.

Segundo a coordenadora-geral de Habitação de Macapá, Mônica Dias, a finalidade dessa iniciativa é promover ações socioeducativas para crianças e adolescentes. Ela informou também que o projeto faz parte da implantação do Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial (PDST).

Lilian Monteiro/Asscom Semast