Programa estimula a Educação Ambiental nas escolas; mudas de árvores foram plantadas por mães de alunos da rede municipal de ensino

Parceria visa o plantio de espécies arbóreas e educação ambiental para estudantes da rede municipal de ensino

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Educação ambiental nas escolas do município |Foto: Jesiel Braga /PMM

A Prefeitura de Macapá apoia e fomenta projetos sociais e ambientais em prol do desenvolvimento humano. Nesse sentido, em parceria com o Instituto dos Patrulheiros Comunitários Ambientais, lançou nesta sexta-feira (31), na Creche Eliana Azevedo, localizada no Conjunto Habitacional Macapaba, o programa “Mais Verde”, com o intuito de incentivar a arborização da capital a partir das escolas.

Ainda em homenagem às mulheres, o evento iniciou com mães de alunos da Creche Eliana Azevedo, no Macapaba, fazendo o plantio de mudas de árvores nos canteiros da Instituição.

Mãe de aluno, moradora do conjunto habitacional Macapaba, Jorgete Andrade |Foto: Jesiel Braga/PMM

A moradora do habitacional, Jorgete Andrade, falou da importância da educação ambiental nas escolas “Eu particularmente, sou apaixonada por plantas! Minha filha participou de projetos ambientais quando estudou aqui na Creche! É importante incentivar as crianças, desde cedo, a cuidarem da natureza. Acho maravilhosa a ideia de plantar árvores pela cidade”, comentou.

O Instituto dos Patrulheiros Comunitários Ambientais é uma entidade que desenvolve atividades voluntárias focadas na educação ambiental para crianças, adolescentes, jovens e adultos, conscientizando, preservando e promovendo ações de coleta seletiva dos resíduos sólidos.

Presidente do Instituto, Marivaldo Lobato, e a subsecretária da Semam | Foto: Jesiel Braga/PMM

O presidente do Instituto, Marivaldo Lobato destacou a importância das parcerias com o município para a realização do projeto Mais Verde nas Escolas. “Estamos realizando hoje, o pré-lançamento do programa Mais Verde, cujo principal objetivo é a educação ambiental nas escolas. A realização do programa só é possível porque contamos com a parceria da Prefeitura de Macapá, através das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Zeladoria Urbana. Nossa equipe de patrulheiros, agradece”, disse.

Maricley Ribeiro, diretora da Creche Eliana Azevedo, ao lado do presidente do Instituto dos Patrulheiros Ambientais, Marivaldo Lobato | Foto Jesiel Braga/PMM

A Diretora Maricley Ribeiro ressaltou a importância do projeto acontecer nas unidades escolares” A escola, principalmente na primeira infância, tem esse papel importante de educar as crianças para o cuidado com o meio ambiente, incentivando-as a plantarem, despertando nelas o amor e o respeito com a natureza. Estamos muito felizes com este momento aqui na Creche”, comentou a diretora.

Subsecretária da Semam, falou da importância das parcerias para o alcance de resultados satisfatórios | Foto: Jesiel Braga /PMM

Alana Soares, subsecretária da Semam, esteve no evento e em sua fala destacou a preocupação do prefeito Dr. Furlan, com o meio ambiente e a importância da parceria com o projeto Mais Verde nas Escolas.

“Dentro do plano de gestão o meio ambiente é uma das pautas mais importantes. No plano consta o plantio de 20 mil árvores, das diversas espécies arbóreas. A meta é plantar 4 mil árvores por ano, em parceria com a Semed, Semam, Semob e Zeladoria Urbana. Então, projetos como esse do Instituto Patrulheiros Ambientais, vêm somar com nossas ações para o alcance dos resultados que esperamos.” detalhou a subsecretária.

O pequeno Paulo, de 5 anos, estudante da creche, ficou bem feliz com sua plantinha | Foto: Jesiel Braga/PMM

Essa atividade na Creche Eliana Azevedo contou com a parceria da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Fotos: Jesiel Braga /PMM