Programa de Alfabetização Educa Macapá completa 2 anos de ensino e aprendizagem na rede municipal

Desde 2021 são realizados encontros formativos para gestores, coordenadores e professores do ensino fundamental visando a consolidação do letramento na idade certa

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Educação

Formação do Programa Educa Macapá | Foto: Mary Paes / PMM

Nesta sexta-feira (30) o Programa de alfabetização Educa Macapá comemora dois anos de serviços realizados na rede municipal de ensino. O Programa é um dos eixos na formação educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e visa a consolidação do letramento na idade certa, até os 7 anos, e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.  

Desde 2021 são realizados encontros formativos para gestores, coordenadores e professores do ensino fundamental das escolas do município de Macapá.  As formações apresentam uma metodologia participativa e reflexiva, contando com momentos de exposições dialogadas. Ademais, para as formações de professores é articulada ao material didático utilizado pela rede, focando na prática em sala de aula.

O Programa Educa Macapá promove capacitações para profissionais da educação executarem em suas unidades escolares para no final, realizarem avaliações para medir o estágio de aprendizagem dos alunos, assim possibilitando a análise e compreensão pela equipe do município e subsidiando a formulação da política com foco na aprendizagem e na tomada de decisões estratégicas em acordo com cada realidade. 

As formações também são voltadas para melhoria na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

Nádia Serique, articuladora do Educa Macapá, falou sobre as conquistas e avanços do programa, principalmente no eixo avaliação educacional. Anteriormente, as escolas avaliavam dentro do seu contexto, com isso, não tinham resultados concentrados. 

‘’Hoje podemos analisar os resultados, sabemos qual o nível de aprendizagem dos nossos alunos. Temos uma plataforma que garante essas respostas, e a partir disso, buscamos estratégias para melhorar o ensino das nossas crianças’’, concluiu.

As avaliações são idealizadas pela Associação Bem Comum (ABC) por meio do Programa Educar pra Valer e praticada pelo Programa Educa Macapá. As provas são divididas em três tipos: diagnóstica, formativa e somativa externa, que são aplicadas de forma censitária entre os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em testes objetivos de Língua Portuguesa, Matemática e testes de leitura oral.