Profissionais de saúde participam de capacitação sobre notificação de violências

Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) participaram de mais um curso de capacitação sobre notificações de violências, que devem ser feitas no ato do atendimento. Ministrada por técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Semsa, da equipe técnica de Violências e Acidentes, o curso visa orientar os profissionais quanto à forma correta do preenchimento das fichas de notificação, na coleta de dados por parte do profissional junto à vítima ou acompanhante, os tipos de violência como a física, sexual, maus tratos, abandono, bem como orientar esses funcionários na abordagem e aproximação com as vítimas, reforçando a importância da realização deste processo.

 

“A notificação destas violências é para desenvolvermos ações em benefício da própria sociedade, pois geram dados que, posteriormente, são encaminhados ao Ministério da Saúde, que a partir do quadro apresentado transforma estas informações em políticas públicas que são desenvolvidas em todo o país”, explicou a técnica do DVE, Nelcirema Pureza. No Amapá, as causas externas (violências e acidentes) estão entre os principais fatores de morbimortalidade.

 

A notificação de violências é obrigatória a todos os profissionais da área de saúde pública ou privada de acordo com a legislação brasileira e deve ser feita nas unidades de saúde, em casos suspeitos ou confirmados de violência contra a mulher, crianças, adolescentes, idosos, violência sexual e tentativas de suicídio. No caso dos homens acima de 19 anos, somente em situações de violência que tenha motivação racista ou homofóbica, além de indígenas, quilombolas, moradores de rua ou tentativa de suicídio.

 

“A implantação dessas notificações já foi feita em todas as UBS’s e hospitais da cidade, mas algumas unidades ainda mostram-se silenciosas, não apresentando nenhuma notificação”, finalizou Nelcirema.

 

Karla Marques/Asscom Semsa