Profissionais da Saúde participam de ação de prevenção a doenças do trabalho

Atividades foram desenvolvidas pela Secretaria municipal de Saúde (Semsa), com objetivo de mostrar a importância das práticas de exercícios diários no local de trabalho

Por *Giovane Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Realizar alongamentos é uma das formas de prevenir essas doenças | Foto: Renato Costa

Hoje (28) é o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER)/Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort). Pensando nisso, na manhã desta terça-feira os profissionais do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (Ceppaes) participaram de uma ação de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.

As atividades foram desenvolvidas pela Secretaria municipal de Saúde (Semsa), com objetivo de mostrar a importância das práticas de exercícios diários no local de trabalho como forma de autocuidado.

Essas doenças, se não prevenidas, podem se espalhar pelo corpo causando forte dores. Esse adoecimento causa inflamações nas articulações ou musculatura, mas pode ser evitado com práticas que estimulam o movimento do corpo como forma de relaxamento.

A fisioterapeuta do Centro, Roberta Franco, repassou aos profissionais alguns exercícios.

“Os profissionais devem fazer algumas pausas a cada uma hora para realizar alongamentos e exercícios respiratórios. Isso faz com que ele tenha uma menor probabilidade de adoecer e, posteriormente, venha a ser afastado do trabalho”, conta a fisioterapeuta.

Segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2019 quase 39 mil trabalhadores foram afastados por doenças relacionadas ao cotidiano no trabalho.

Profissionais de fisioterapia demonstraram alguns exercícios simples para os servidores |Foto: Renato Costa

O chefe de recepção, Sandro Rafael Souza, fala da importância do autocuidado que o profissional deve ter e pontua: “Considero fundamental esse cuidado com o trabalhador. Era uma parte muito esquecida e agora está começando a ser construída. Essa ação incentiva uma prática que trabalha tanto a parte mental como muscular”, conta a servidora.

Durante ação foi construído um planejamento de atividades para serem realizadas com os profissionais a cada 15 dias, dessa forma criando um hábito saudável entre os servidores.

 “Precisamos cuidar dos nossos profissionais para que eles consigam oferecer um bom atendimento à população”, ressalta Marluci Meireles, assistente social e responsável pela organização da ação no Ceppaes.

*Giovane Brito – Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde