Professora da rede municipal de ensino apresentará artigo científico sobre trânsito em Brasília

A professora efetiva da rede municipal de educação de Macapá, Carla Mafra, está ansiosa e empolgada com a viagem que fará, em novembro, a Brasília, onde participará do Festival Nacional Estudantil de Trânsito (Fetran) e apresentará, para um público de milhares de pessoas de todo o Brasil, seu artigo científico que foi o vencedor, no Amapá, do primeiro concurso promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) a professores sobre a temática Trânsito.

Carla é professora da Escola Eunice das Chagas. Ela fez a defesa do artigo a uma banca examinadora selecionada pela PRF. Ao todo, 12 escolas da rede municipal participam do Fetran, executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde 2013, mas, como este foi o primeiro concurso, apenas 4 artigos científicos foram apresentados.

A premiação é simbólica. Os professores ganham a viagem para Brasília, com tudo pago, onde farão passeio cultural, participarão do Festival Nacional do Fetran e darão visibilidade aos trabalhos realizados em seu estado de origem. Além do artigo, alunos e professores também são selecionados para a viajem para participarem da mostra cultural, que conta com a representatividade de alunos e professores de todos os estados nos quais o Fetran é realizado.

O trabalho de Carla foi escrito especificamente para o concurso do Fetran. “Meu artigo tratou sobre a ‘Gamificação e educação do trânsito: transversalidade e interdisciplinaridade para abordar o tema nas escolas de Macapá’. Por meio de uma discussão teórica acerca do conceito de gamificação, procurei demonstrar a capacidade de se trabalhar o tema transversal educação no trânsito em uma forma interdisciplinar, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para os estudantes”, explica a professora.

Parcerias institucionais são cada vez mais fortalecidas pela Prefeitura de Macapá. No setor educacional há um leque de apoios importantes que impulsionam e ajudam na qualificação, reconhecimento dos profissionais e que caminham, junto com a Semed, em direção à educação de excelência em Macapá. A oportunidade que a professora Carla Mafra teve de poder participar de um certame democrático a encheu de felicidade e “gás”.

“Estou muito feliz por estar representando a escola Eunice das Chagas no projeto Fetran e poder apresentar a ideia da gamificação como projeto para educação para o trânsito. Hoje a tecnologia deve nortear os rumos da educação nos próximos anos. Computadores, tablets, smartphones, games, lousas digitais e outros equipamentos serão cada vez mais incorporados à realidade e rotina da sala de aula, mas é preciso que os educadores estejam abertos e preparados para essas mudanças. Aguardo com ansiedade a viagem”, comenta a professora.

Rita Torrinha/Asscom Semed