Prefeitura realiza capacitação aos agentes de endemias

Agentes de endemias da Prefeitura de Macapá passaram por uma capacitação nesta sexta-feira, 27, que abordou temas como doenças de chagas, raiva animal, leptospirose e posse responsável de animais. A finalidade da atividade foi esclarecer as dúvidas dos agentes quanto ao diagnóstico, sintomas, tratamento e prevenção das doenças.

“A dengue, por exemplo, representa um grande desafio e sabemos que o envolvimento da comunidade no controle do mosquito Aedes é fundamental para a obtenção de resultados positivos”, observou o diretor da vigilância ambiental, Josean Silva.

 

O supervisor de área, Abmael Santos, acha que a iniciativa é fundamental para que durante as abordagens eles consigam sanar as dúvidas dos moradores. “É necessário estarmos em constante atualização. Precisamos de momentos como esse que nos ajudam a explicar melhor as dúvidas da população”.

 

A ação também faz parte de várias atividades que são desenvolvidas após o resultado do LIRAa, que, além da capacitação, desenvolve educação em saúde nas escolas municipais e a intensificação das visitas domiciliares. “Não podemos baixar a guarda na prevenção das endemias, e investir em conhecimento é uma das formas mais eficazes para conseguirmos alcançar nossas metas e manter o município longe de epidemias”, declarou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

O agente é um profissional fundamental para o controle de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica, trabalhando diretamente com a população, que tem papel importante para a obtenção de resultados positivos. Além disso, como está em contato permanente com a comunidade onde trabalha, ele conhece os principais problemas da região e pode envolver a população em ações que possam minimizar e até resolver o problema.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa