Prefeitura inicia acompanhamento em saúde dos beneficiários do programa Auxilio Brasil

Quem não compareceu nas unidades básicas de saúde em 2021 deve atualizar os dados essenciais para continuar recebendo o benefício.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia neste mês de janeiro o acompanhamento da condicionalidade de saúde dos beneficiários do programa Auxilio Brasil, antigo Bolsa Família. Crianças de até 7 anos de idade, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes fazem parte do público-alvo do acompanhamento que ocorre duas vezes ao ano.

O primeiro semestre inicia neste mês de janeiro e encerra em junho deste ano. Beneficiários do programa que não compareceram nas unidades básicas de saúde (UBS) em 2021 devem atualizar os dados essenciais para continuar recebendo o benefício.

“Ressaltamos que a atualização das informações de saúde da criança é de suma importância para que as famílias continuem recebendo o Auxilio Brasil. Na unidade será realizada avaliação nutricional e orientação alimentar, atualização das vacinas, suplementação de vitamina A e suplementação de ferro para crianças de 6 meses até 2 anos”, explicou a chefe da Divisão de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

O atendimento é ofertado na rotina de todas as unidades básicas de saúde, no período da manhã e tarde. “No acompanhamento, conseguimos verificar como está a situação nutricional das crianças e atualizar os dados do familiar. Para aqueles que não forem atendidos de imediato, a unidade irá agendar o serviço, garantindo o atendimento do beneficiário com o nutricionista”, concluiu Olga.

Condicionalidades do programa Auxilio Brasil
Proporciona acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento, e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos e pré-natal das gestantes, além de acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos. Ao comparecer à UBS, os beneficiários devem levar a caderneta de saúde (SUS), cartão do NIS e a caderneta de vacinação das crianças. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante.